metropoles.com

Vitrais da Faap são restaurados após dano causado por obra do metrô

Painel foi inspirado em obras de Tarsila do Amaral, Portinari e Tomie Ohtake; concessionária da Linha 6 nega responsabilidade por danos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Joyce Z/Tripadvisor
Vitrais coloridos atrás de uma escada
1 de 1 Vitrais coloridos atrás de uma escada - Foto: Joyce Z/Tripadvisor

São Paulo — Os vitrais da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), localizada em Higienópolis, região central de São Paulo, passam por um processo de restauração após terem sido danificados durante as obras da Linha 6-Laranja.

A Linha Uni, responsável pela construção, nega qualquer responsabilidade pelo dano, mas concordou em arcar com os custos da reparação. A previsão é de que o painel de vitrais seja reinstalado nessa quinta-feira (25/4).

De acordo com a Faap, o painel, com aproximadamente 350 m², sofreu rachaduras e ficou trincado devido às obras do metrô. Ele é composto por 387 quadros e está localizado no hall do prédio-sede da instituição, a cerca de 300 metros da futura Estação Faap-Pacaembu da Linha 6-Laranja, prevista para ser inaugurada em 2027.

Os quadros foram removidos para restauração no final de 2023 e já estão sendo reinstalados. O custo total do reparo foi de aproximadamente R$ 500 mil, cobertos pela Linha Uni.

Em nota, a Linha Uni negou que os danos estejam relacionados às obras. A concessionária disse que o edifício onde está o painel de vitrais fica “fora da área de influência dos trabalhos”.

Ainda assim, a empresa disse que entrou em acordo com a reitoria da Faap para realizar  “ações preventivas complementares” para evitar danos desse tipo no futuro. Um especialista no assunto foi contratado para acompanhar as obras, informou a Linha Uni.

Técnica da Idade Média

Os vitrais da Faap, instalados entre 1959 e 1960, foram inspirados em obras de renomados artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Tomie Ohtake.

Para sua construção, o vitralista Conrado Sorgenicht utilizou uma técnica da Idade Média, na qual cada peça de vidro é recortada e encaixada manualmente em perfis de chumbo.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?