metropoles.com

Vistoria do TCE vê situação precária em rede de apoio à mulher em SP

Em visitas surpresas nesta quinta (26/9), TCE encontrou desde materiais de autópsia acumulados até cemitério de bicicletas em delegacias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução-TCE-SP
Fachada do TCE-SP- Metrópoles
1 de 1 Fachada do TCE-SP- Metrópoles - Foto: Reprodução-TCE-SP

São Paulo — Vistorias realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) nesta quinta-feira (26/9) em 229 prédios de Delegacias da Mulher e de Institutos Médicos Legais (IMLs) no estado de São Paulo mostraram que em alguns edifícios a situação é precária, com redes elétricas inseguras, extintores vencidos, produtos infectantes expostos e até um “cemitério” para bicicletas antigas.

O órgão quer averiguar os serviços que estão sendo prestados no atendimento às vítimas, além de identificar possíveis problemas nas estruturas dos locais.

De acordo com o TCE, foram encontrados em câmeras frias no EPML de Ourinhos materiais de autópsia que já haviam sido utilizados em procedimentos. A última vez que uma coleta de lixo hospitalar foi feita no local aconteceu em dezembro de 2023. O espaço não possuí um contrato para que o descarte seja coletado e  isso é feito apenas sob demanda, segundo informações reveladas pelo jornal O Estado de S. Paulo.

A vistorias estão sendo realizadas em 66 IMLs, 19 hospitais especializados, um Centro de Referência de Apoio à Vítima, além de 143 Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs).

O TCE realiza vistorias surpresas desde 2016 em espaços ligados à educação, como creches e escolas, além de unidades de saúde e transporte. Mas essa foi a primeira vez que o órgão fez uma vistoria específica em espaços ligados ao combate à violência contra a mulher.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?