Vistoria diz que não há risco para moradores perto de cratera em SP
Vistoria feita pela Defesa Civil também confirma a influência da galeria pluvial na extensão da cratera na cidade de Lupércio, no interior
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Vistoria realizada pela Defesa Civil do Estado, junto ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da Universidade de São Paulo (USP), nesta quarta-feira (24/4), informou que os moradores que residem perto à cratera gigante na cidade de Lupércio, no interior de São Paulo, não precisarão ser removidos do local.
De acordo com a análise, as medidas adotadas pela prefeitura da cidade surtiram efeito em segurar o avanço da voçoroca.
A vistoria ainda confirmou a influência do sistema de escoamento de águas da chuva do município, as chamadas galerias pluviais. Segundo a Defesa Civil, um problema no serviço permitiu que as as precipitações atingissem o solo de maneira agressiva, resultando em um avanço da erosão na região.
A prefeitura de Lupércio informou anteriormente ao Metrópoles que não tem orçamento suficiente para arcar com os custos para solucionar o problema.
Nessa terça-feira (23/4), uma reunião foi feita entre equipes da Defesa Civil do Estado, do IPT, o secretário do meio ambiente e o coordenador de obras, determinou a adoção de medidas urgentes por parte da prefeitura do município para conter o crescimento da área afetada. Além disso, a administração municipal solicitou a desapropriação do local, que é privado, onde se encontra a cratera.
De acordo com informações do jornal O Estado de S.Paulo, o município tem até sexta-feira (26/4) para se manifestar, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
300 metros de comprimento
A cratera de cerca 300 metros de comprimento fica em um lote particular ao lado da área urbana de Lupércio, cidade que fica a cerca de 100 quilômetros de Bauru.
Ela teria surgido inicialmente como um pequeno buraco em 2007, mas foi se ampliando ao longo dos anos, piorando em períodos de chuva. Agora, a erosão cresce rumo à principal via da cidade, a Avenida Santo Inácio, e amedronta os 3.981 habitantes da cidade.