Virada da Castração para cães e gatos vai até domingo (28) em SP
Confira o passo a passo para conseguir castração de animais gratuitamente; é preciso ser morador de São Paulo e animal ter mais de 3 meses
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Tutores de cães e gatos que moram na cidade de São Paulo podem participar da Virada da Castração, que oferece gratuitamente esterilização cirúrgica de animais a partir dos 3 meses de vida. A ação da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai até o próximo domingo (28/5).
A iniciativa tem como objetivo potencializar a adesão ao Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos (PPCRCG), que acontece ao longo do ano.
Para fazer a solicitação, o tutor deve ser maior de idade, morar na cidade de São Paulo e possuir um animal de estimação com idade entre 3 meses e 10 anos.
O primeiro passo é obter o Termo de Encaminhamento de forma on-line ou presencial. Se a pessoa preferir a opção on-line, a mais indicada, basta buscar o serviço “Castrar cães e gatos gratuitamente” no menu animais do Portal SP 156 e fazer seu cadastro.
Em seguida é necessário preencher um formulário informando os dados do animal que deseja castrar. O tutor também precisará enviar pelo próprio sistema os documentos obrigatórios para solicitação do serviço e uma foto do animal que constará na carteirinha do RGA.
Depois, basta escolher a clínica contratada da Prefeitura de São Paulo de sua preferência para a realização da cirurgia. Após a solicitação, a clínica faz contato para o agendamento e as orientações gerais.
Já o atendimento presencial exige agendamento prévio pelo portal 156 e, em seguida, o tutor deve comparecer a uma unidade com os documentos obrigatórios. Nessa etapa, não é necessário levar o animal, pois será feita somente a emissão do termo.
Em 22 anos de existência, o PPCRCG realizou a esterilização cirúrgica de mais de um milhão e quatrocentos mil animais. Somente em 2022, foram realizadas 102.755 castrações gratuitas no município.
A demanda dos tutores é atendida principalmente por meio das 17 clínicas veterinárias conveniadas em todas as regiões da cidade. A partir da solicitaçã, em 80% dos casos a castração é realizada em até 10 dias, após emissão do Termo de Encaminhamento.