Virada Cultural: metrô e CPTM funcionarão 24h durante evento em SP
Esquema especial de transporte foi desenhado para atender evento que acontece entre sábado (18/05) à domingo (19/05)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Virada Cultural acontece neste fim de semana (18 e 19/05) com apresentações gratuitas de artistas como Pabllo Vittar, Gloria Groove, Michel Teló e Leonardo. O evento, que conta com uma programação especial, terá 22 palcos espalhados por toda a cidade e contará com uma operação especial de transportes.
De sábado a domingo, as linhas 1-Azul, 3-Vermelha, 2-Verde, 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô, a Linha 15-Prata, do monotrilho funcionarão de forma ininterrupta e terão suas estações abertas para desembarque durante toda a madrugada.
Do metrô, também será possível fazer a integração para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que estará com todas as linhas, inclusive as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, funcionado.
Acesso ao metrô
Todas as estações do metrô das linhas 1-Azul, 3-Vermelha, 2-Verde estarão abertas para o desembarque dos passageiros, mas o embarque durante a madrugada só poderá ser feito nas estações São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha). Na estação Anhangabaú, o acesso será pela entrada da Rua Formosa e, na estação São Bento, pela entrada do Vale.
O mesmo acontece para as linhas 4-Amarela e 5-Lilás. Somente a estação Vila Sônia-Professora Elisabeth Tenreiro estará aberta 24h para o embarque. Já a transferência para os trens e o desembarque poderão ser feitos nas estações Luz, República, Paulista–Pernambucanas e Pinheiros, para a Linha 4-Amarela, e Santa Cruz, Chácara Klabin e Santo Amaro, para a Linha 5-Lilás.
CPTM, ônibus e bicicleta
O serviço da CPTM irá operar durante a madrugada com o intervalo médio de 30 minutos entre cada trem, mas as estações estarão fechadas para o embarque direto entre 0h e 4h da manhã.
Para o acesso às linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, as estações Barra Funda, Pinheiros, Santo Amaro, Presidente Altino e Osasco estarão abertas para transferência e desembarque após a meia-noite de domingo. As demais estações só poderão ser usadas para desembarque.
Em relação ao intervalo de espera, a ViaMobilidade lembra que as linhas 8 e 9 terão manutenção programada e obras de ampliação no fim de semana. Por essa razão, o acesso à estação Imperatriz Leopoldina (Linha 8-Diamante) só poderá ser feito pela rua Major Paladino. Além disso, o intervalo previsto para a linha 8 será de 17 minutos durante o horário comercial.
Na Linha 9-Esmeralda, no sábado (18/5), das 23h à 0h, e no domingo (19/5), das 8h às 17h, os intervalos serão de 10 minutos entre Osasco e Jurubatuba. No mesmo horário, os intervalos serão de 20 minutos entre Jurubatuba e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal.
A partir de 0h de domingo, o público também poderá usufruir do passe livre nos ônibus municipais. Além disso, como nos demais finais de semana, os passageiros poderão embarcar com suas bicicletas no Metrô e na CPTM em qualquer horário.
Desvio de trajetos
O serviço de ônibus intermunicipais que operam nas regiões de Butantã, na zona oeste, e Heliópolis, na zona sul, também terão o seu serviço alterado em razão da Virada.
Entre 22h de sexta-feira (17/5) e a madrugada de segunda-feira (20/5), as linhas 033, 068, 079, 191, 241, 300, 511 e 841 irão utilizar o Corredor Francisco Morato.
Na região de Heliópolis, os serviços 008, 063, 063EX1, 158, 160, 493 e 493DV1 terão desvio de itinerário, no sentido ABC. Agentes da EMTU vão monitorar a operação e orientar os passageiros.