metropoles.com

Vigilância caça inseto que pode estar por trás de coceira no litoral

Vigilância Epidemiológica da Baixada Santista enviou equipe a campo para caçar inseto que pode ter causado coceira na Baixada Santista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida mostra pessoa se coçando - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra pessoa se coçando - Metrópoles - Foto: Getty Images

São Paulo – A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo afirma que o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) da Baixada Santista enviou uma equipe para campo a fim de tentar identificar o inseto que possivelmente está por trás da coceira sentida por turistas e moradores no último fim de semana na região.

Questionada pelo Metrópoles, a pasta disse que a recomendação para a população em geral é, quando for possível, colocar o inseto em um pote com álcool e entregá-lo para a Guarda Civil Municipal.

Moradores e turistas de cidades da Baixada Santista relataram em redes sociais que começaram a sentir coceira intensa no último sábado (20/1), após terem tido contato com um inseto minúsculo, comprido e persistente, que anda e pula como se fosse uma pulga.

As prefeituras de Santos e São Vicente também dizem que estão à procura do inseto que pode estar por trás da coceira, mas, até o meio da tarde desta terça (23/1), ainda não tinham encontrado nada. As administrações municipais do Guarujá e da Praia Grande dizem que não há registros desse tipo de ocorrência nas duas cidades.

Já a Prefeitura de Bertioga afirma que, desde o início do ano, foram oito queixas de pacientes com prurido (coceira que pode surgir em diferentes pontos da pele), mais oito pacientes com urticária, entretanto diz que não é possível dizer com certeza que são casos relacionados à coceira do fim de semana nas cidades da região.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?