Vigia admite ter liberado acesso de quadrilha a galpão de prefeitura
Eletroeletrônicos estavam em galpão da Prefeitura de Guarulhos e seriam destinados à rede municipal de saúde; vigia e comparsa foram presos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O vigilante de um galpão da Prefeitura de Guarulhos, na Grande São Paulo, foi preso pela Polícia Civil cerca de nove horas após o local ser invadido por uma quadrilha, no bairro Jardim Tranquilidade. Foram levados itens eletroeletrônicos que seriam usados por hospitais. O funcionário terceirizado confessou ter ajudado na invasão do imóvel.
Além de Michael Rogério Custódio (imagem em destaque, à direita), de 39 anos, que teria facilitado a entrada dos criminosos no depósito da prefeitura, a polícia também prendeu Luiz Carlos Rebechi Ferreira, 46 — em sua casa, foram localizados alguns dos aparelhos levados pelo bando. A defesa da dupla não foi localizada. O espaço segue aberto para manifestações.
Segundo relatado por Michael em depoimento no 5º DP de Guarulhos, ele foi procurado por quatro bandidos. O quarteto, acrescentou, teria o ameaçado para que ele abrisse o galpão para a quadrilha levar os itens. Os ladrões especificaram o dia e horário em que estariam no local.
Nos primeiros minutos da madrugada dessa quarta-feira (13/12), os criminosos foram até o galpão, acessando-o com facilidade. No local, encheram uma perua da prefeitura com quatro geladeiras, um freezer, dois bebedouros, duas televisões, um aquecedor, 38 monitores de vídeo, um fogão e dez aparelhos de ar condicionado. Os equipamentos seriam destinados a hospitais e Unidades Básicas de Saúde da cidade.
Após o roubo, policiais do 5º DP localizaram o veículo do governo municipal, abandonado e vazio, na Rodovia Fernão Dias, nas imediações do Parque Edu Chaves, na zona norte da capital paulista.
Versões “desconexas”
Antes de confessar a facilitação para a entrada da quadrilha no galpão, o vigia contou versões “desconexas”, deixando os policiais desconfiados. As suspeitas aumentaram quando a polícia encontrou em sua mochila um aquecedor de propriedade da prefeitura. Diante do flagrante, o vigilante decidiu colaborar e identificou um dos criminosos que participaram do roubo.
No limite entre Guarulhos e a zona norte paulistana, a polícia localizou Luiz Carlos Rebechi Ferreira em frente a uma casa, onde estavam os itens com etiquetas patrimoniais da Prefeitura de Guarulhos.
Foram recuperados no local duas geladeiras, a mesma quantidade de televisores, 38 monitores de vídeo, um freezer, um fogão, além de 3 aparelhos de ar condicionado.
Luiz e Michael foram presos em flagrante cerca de nove horas após a invasão do galpão, por roubo e associação criminosa. A polícia pediu que a prisão fosse convertida para preventiva, ou seja por tempo indeterminado. A solicitação foi acatada, conforme afirmado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) ao Metrópoles, na tarde desta quinta-feira (14/12).
As investigações do 5º DP continuam para localizar o restante da quadrilha e os demais equipamentos roubados.