Vídeos: ressaca do mar atinge ruas e comerciantes na Baixada Santista
Mar avançou sobre praias e atingiu calçadas e ruas na Baixada Santista, no último feriado prolongado (2 a 5); comerciantes tiveram prejuízos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A água do mar avançou sobre as praias e atingiu calçadas e ruas do litoral de São Paulo, no último fim de semana, durante o feriado prolongado de Finados, entre quinta-feira (2/11) e domingo (5/11).
Vídeos de moradores, publicados nas redes sociais, mostram o impacto da ressaca marítima. A Prefeitura de Santos havia alertado para o aumento da maré e ondas que ultrapassam os 2,8 m de altura, segundo dados do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília.
No Guarujá, comerciantes sofreram prejuízo ao terem seus carrinhos atingidos pela ressaca. Uma testemunha registrou mesas e cadeiras debaixo d’água, na Praia de Pitangueiras, nesse domingo. Em Bertioga, o cenário foi ainda mais grave, com homens empurrando um trailer na tentativa de sair da areia coberta pela água, na Praia de São Lourenço.
Outro vídeo, compartilhado pelo perfil Viver em Santos, mostra a maré avançando sobre o calçadão e invadindo a avenida próxima ao Aquário Municipal de Santos. Carros tiveram que reduzir a velocidade e pedestres desviaram do caminho. Uma mulher é vista passeando com cachorros, que são atingidos pela água.
O fenômeno aconteceu devido ao avanço de uma frente fria, que provocou ventos intensos na região costeira, segundo a administração municipal. A cidade de Santos esteve em estado de atenção nos últimos dias.