metropoles.com

Vídeo: vereador evangélico se recusa a ler lei LGBT+ e deixa plenário

Caso aconteceu durante sessão da Câmara de Bertioga, no litoral de São Paulo; vereador defende o direito de não fazer a leitura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Eduardo Pereira
1 de 1 Eduardo Pereira - Foto: Reprodução/Instagram

São Paulo — O vereador Eduardo Pereira (PSD) se retirou da sessão da Câmara dos Vereadores de Bertioga, nessa terça-feira (21/5), após se recusar a ler um projeto de lei (PL) que institui um programa de direitos às pessoas LGBTQIA+ na cidade do litoral de São Paulo.

O PL 035/2023 prevê a criação do programa “Respeito Tem Nome”, cujo objetivo é, entre outros pontos, garantir o acesso ao nome social em documentos para pessoas trans e travestis.

Evangélico, Eduardo Pereira estava na mesa diretora durante a 10ª sessão da ordinária da Câmara quando foi convidado a ler o projeto de lei. Ao verificar o conteúdo do texto, ele reagiu: “Tá louco? Não faz isso comigo. Dar um projeto LGBT para mim?” (vídeo abaixo).

Ao Metrópoles, Eduardo disse que percebeu que o projeto foi passado a ele por sua “posição de cristão”, e decidiu não fazer a leitura. “Deus ama a todos e eu também, mas estou no meu direito de não ter feito a leitura”, afirmou, por mensagem de texto.

Após devolver o texto, Eduardo Pereira chamou a vereadora Renata da Silva Barreiro (PSDB), autora do PL, para assumir a leitura. Em seguida, se retirou da plenária e retornou após o fim da votação, que aprovou o PL em primeiro turno.

Eduardo Pereira ressaltou que, apesar de não ter feito a leitura, não hostilizou outros colegas. “Nem fiz críticas ou alguma consideração”, disse. Ele considera que está sendo feita “uma polêmica sem necessidade”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?