Vídeo: usuários da Cracolândia invadem a Estação da Luz, no centro
Usuários da região da Cracolândia invadiram a Estação da Luz por um portão lateral durante a confusão no centro de SP na terça (7/11)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A confusão entre forças de segurança e usuários de crack teve momentos tensos na noite da última terça-feira (7/11), entre eles a invasão da Estação da Luz, na região central de São Paulo. O momento foi flagrado por quem vive nas proximidades. O fluxo da Cracolândia, como é chamada a aglomeração de dependentes químicos, foi transferido para Rua Mauá, ao lado das plataformas do trem.
Imagens gravadas por quem vive nas proximidades da estação mostram dezenas de usuários de crack invadindo a estação da Luz por um portão lateral, que normalmente fica fechado. Na terça à noite, o fluxo foi direcionado para a Rua Mauá, o que provocou tumulto em várias ruas da região da Cracolândia.
As imagens mostram que a invasão se deu por volta das 23h14. A Estação da Luz é um dos principais pontos de integração do transporte sobre trilhos da capital paulista. São três linhas de trem e mais duas de metrô no local.
Antes de se tornar vizinho da Estação da Luz, o fluxo de usuários durante a noite se concentrava na esquina da Rua dos Gusmões com a Avenida Rio Branco. A presença crescente de usuários criou um cenário de insegurança. No último dia 22 de outubro, um motorista atropelou 16 dependentes químicos e alegou à Polícia Civil que tentava fugir após um assalto sofrido no local.
Sempre que questionada, a Prefeitura de São Paulo afirma que a aglomeração de usuários tem dinâmica própria e não é conduzida pelas autoridades.
Indagada sobre a insegurança no entorno da estação, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) disse que os acessos da Rua Mauá, que atende as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM, estão fechados por questões de segurança.
“Os passageiros podem utilizar os acessos da Praça da Luz e Sala São Paulo, pelo Boulevard João Carlos Martins, que estão funcionando normalmente e não houve interferência na operação das linhas”, disse, em nota.
Até a tarde desta quinta-feira (9/11), a CPTM não se manifestou especificamente sobre o vídeo que mostra a invasão da Estação da Luz por um portão lateral.