Vídeo: tatuzão sobe a serra para escavar extensão da linha 2 do Metrô
Tatuzão chegou da China e é transportado por 4 carretas do Porto de Santos até a zona leste, onde irá perfurar túnel na linha 2 do Metrô
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O tatuzão responsável por perfurar a extensão da linha 2-verde do Metrô chegou da China e começou a subir a Serra do Mar, no trajeto entre o Porto de Santos (SP) e a zona leste da capital paulista.
Segundo o governo estadual, quatro carretas de 42 metros de comprimento, cada, são responsáveis por essa primeira etapa do transporte da tuneladora Shield, como é chamado pelos técnicos e engenheiros.
O tatuzão, que deverá escavar um túnel de 7,5 km na zona leste de São Paulo, tem 11,66 metros de diâmetro, 98 metros de comprimento e pesa 2,1 mil toneladas. De acordo com o governo, o transporte de todas as peças e equipamentos deve ser concluído até agosto.
Veja o vídeo:
Em junho, uma mega operação está estruturada para transportar, do Porto de Santos, até o canteiro de obras da Linha-2 Verde, o tatuzão Cora Coralina.
São 144 contêineres transportando mais de 2,7 mil toneladas de equipamentos que serão posteriormente montados para o início da… pic.twitter.com/d5kw6p79x0
— Metrô de São Paulo (@metrosp_oficial) June 8, 2023
A máquina de fabrição chinesa foi apelidada de Cora Coralina e tem a capacidade de movimentar 154 m³ de terra por hora. A previsão é que escave entre 10 a 15 metros de túnel por dia.
O tatuzão é operado por 150 pessoas, em três turnos, e guiado por equipamentos topográficos e sensores. Da Vila Carrão até a Vila Prudente, a tuneladora passará pelas futuras estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato.
A previsão é que a extensão da linha 2-verde, entre Vila Prudente e Penha, fique pronta até 2023.