Vídeo: tatuzão chega na obra da estação Vila Formosa da Linha 2-Verde
Segundo o governador Tarcísio de Freitas, trecho da obra entre as estações Vila Formosa e Vila Prudente ficará pronto até o fim de 2026
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A tuneladora Shield, o equipamento que faz a escavação dos túneis do metrô na cidade de São Paulo, conhecido como Tatuzão, chegou nesta quinta-feira (29/2) nas obras da futura estação Vila Formosa, da Linha 2-Verde.
A obra começou em 2013, com previsão inicial de entrega para 2016. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que esteve no local nesta quinta, afirmou que o trecho da obra entre as futuras estações Vila Formosa e Vila Prudente deve ser entregue até o fim de 2026.
Tarcísio disse ainda que o trecho que vai até a futura estação Penha, na zona leste, só deve ficar pronto em 2027, e chegará em Guarulhos, na Grande São Paulo até 2029.
“A gente tem que acertar alguns detalhes. Fechar ainda a questão do projeto executivo. A gente tem que definir exatamente o cronograma. Vai ser posteriormente a 27. Deve acontecer lá pra 28 ou 29. Mas o importante agora, nessa etapa: Vila Formosa até Vila Prudente 2026. E, a partir de 2027, nós vamos ter a finalização da Penha até a Vila Prudente”, completou.
O tatuzão, apelidado de Cora Coralina, é o maior da América Latina e será usado para a construção de oito novas estações e mais 8 quilômetros de túneis que vão ligar a Vila Prudente ao bairro da Penha, na zona leste.
Segundo o governo do estado, a nova tuneladora tem uma roda de corte de quase 11 metros de diâmetro e pesa mais de 7 mil toneladas.
A ampliação da Linha 2-Verde foi anunciada em 2012 pelo então governador Geraldo Alckmin (ex-PSDB, hoje no PSB). Inicialmente, a expansão iria da Vila Prudente até o bairro de Bonsucesso, em Guarulhos, na Grande São Paulo, com 13,5 km de extensão. A entrega do primeiro trecho, com 4,5 km, seria em 2016.
Por enquanto, a expansão da Linha 2-Verde inclui as seguintes novas estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha. O projeto anterior previa 12 estações.
No cronograma do governo, o tatuzão que trabalha na escavação da Linha 2 deve chegar na futura estação Anália Franco no mês de junho deste ano.