Vídeo: Tarcísio é alvo de protesto na USP contra escola cívico-militar
Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi alvo de protesto de estudantes contrários ao projeto de escolas-cívico militares em SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Estudantes protestaram contra o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), nesta sexta-feira (24/5), na Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, na região central de São Paulo. O motivo da manifestação foi a aprovação do projeto de escolas cívico-militares no estado.
Durante o protesto, os estudantes gritaram palavras de ordem contra o projeto defendido pelo governador. “É daqui pra fora, lugar de PM não é dentro da escola”, disseram. A manifestação aconteceu durante a posse do procurador-geral Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, que estará à frente do Ministério Público de São Paulo (MPSP) até 2026.
Diante de uma barreira formada por policiais militares, o estudantes também gritaram “recua, fascista, recua”. Os estudantes foram impedidos de avançar pelos PMs.
O projeto de escolas cívico-militares pode ser aplicado na rede pública de ensino, tanto em unidades já construídas quanto em escolas novas. Redes municipais também podem aderir ao programa.
Confrontos
Na última terça (21/5), a a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou o projeto das escolas cívico-militares por 54 a favor e 21 contra. No mesmo dia, durante a discussão a respeito do projeto, três manifestantes entraram no plenário e foram retirados pela PM.
Na entrada reservada aos deputados estudais, também na terça, estudantes entraram em confronto com os policiais, que soltaram spray de pimenta sobre eles, montando também barricadas para impedir novas tentativas de invasões.
O que diz o governo estadual
A Polícia Militar disse que acompanha a posse do Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo para assegurar a segurança dos convidados, autoridades e dos manifestantes que estiveram no local. “Houve tumulto, que foi controlado. A PM analisa todas as imagens da ação”, afirmou, em nota.