metropoles.com

Vídeo: Taka Yamauchi é alvo de ataques racistas em debate de Diadema

Taka Yamauchi afirmou que vai processar Márcio da Farmácia e Gesiel Duarte após falas xenófobas durante debate em Diadema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Rede Gospel
Montagem com três candidatos (Márcio da Farmácia, Taka Yamauchi e Gesiel Duarte) à Prefeitura de Diadema durante debate - Metrópoles
1 de 1 Montagem com três candidatos (Márcio da Farmácia, Taka Yamauchi e Gesiel Duarte) à Prefeitura de Diadema durante debate - Metrópoles - Foto: Reprodução/Rede Gospel

São Paulo – Na última segunda-feira (16/9) um debate realizado entre os candidatos à Prefeitura de Diadema, na Grande São Paulo, foi marcado por ataques racistas contra o candidato Taka Yamauchi (MDB), que tem ascendência japonesa.

Durante o encontro promovido pela Rede Gospel, os candidatos Márcio da Farmácia (Podemos) e Gesiel Duarte (Republicanos) usaram expressões estereotipadas para se referir a Taka.

“O povo de Diadema sabe que esse ‘amarelo’ veio para desconstruir nossa cidade”, disse Marcio em uma das suas falas.

Já Gesiel, em determinado momento do programa, chegou a trocar a letra R pelo L, insinuando uma fala estereotipada de Taka. “Cuidado, esse folasteilo não tem galantia”, afirmou o candidato do Republicanos.

Após as falas, Taka conseguiu direito de resposta no debate e disse que lamentava “os ataques racistas e xenofóbicos” e ainda afirmou que “esse tipo de brincadeira não cabe em um debate tão sério”.

Nesta terça-feira (17/9),  a equipe de Taka anunciou que vai processar os adversários por crime de racismo.

O último levantamento do Paraná Pesquisas para a Prefeitura de Diadema mostra Taka Yamauchi (MDB) tecnicamente empatado com o atual prefeito da cidade José de Filippi Jr. (PT).

Em nota enviada ao Metrópoles, a equipe de Márcio da Farmácia afirmou que a expressão “amarelo” usada pelo candidato não se referia a descendência japonesa de Taka e que ao trecho da fala divulgado foi fora de contexto. “As campanhas em Diadema estão sendo polarizadas entre o PT (que usa a identidade visual vermelha) e o Taka (que usa o padrão visual amarelo), e o Márcio que utiliza o padrão visual verde. E como estratégia, nós usamos a que o vermelho parou a cidade, o amarelo (não a raça e sim o time), pode ser um perigo e o verde é o único que pode seguir em frente”.

A reportagem também procurou a equipe de Gesiel Duarte, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?