Vídeo: sem reação, PMs veem grupo depredar McDonald’s no centro de SP
Policial só reagiu quando grupo de pessoas com mochilas de entrega que atacava McDonald’s passou a atirar objetos contra ele
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Uma unidade do McDonald’s localizada na Avenida Ipiranga, no centro de São Paulo, foi depredada por um grupo de pessoas na noite dessa segunda-feira (5/12). Em vídeo feito por uma testemunha, é possível ver que a ação ocorreu diante de policiais militares uniformizados, que estavam parados ao lado da lanchonete e assistiam à cena sem reação.
Nas imagens, cerca de dez pessoas usando mochilas de entrega aparecem atirando objetos contra o estabelecimento, enquanto funcionários se escondem. Os PMs estavam na entrada de um hotel ao lado da unidade da franquia de fast food. Eles passam mais de um minuto observando os atos de vandalismo, até que decidem entrar no hotel, como tentativa de se protegerem.
Um dos policiais só reage quando o grupo que depredava o McDonald’s passa a atirar objetos contra eles. O PM saca a arma e caminha em direção ao vândalos, que fogem.
Assista:
A Polícia Militar afirmou que foi acionada às 19h48 para conter atos de vandalismo. A corporação afirmou que a ocorrência foi registrada como dano material.
O Metrópoles questionou a Secretaria de Segurança Pública sobre a conduta dos PMs e aguarda retorno.
O episódio de violência registrado na noite dessa segunda-feira (4/12) ocorreu a poucos metros do Bar Brahma, tradicional endereço da noite paulistana. No domingo, o estabelecimento também foi alvo de vandalismo após tentativa de furto.
Segundo a Polícia Militar, o suspeito de praticar o furto foi detido por pessoas que estavam no local. O infrator foi agredido e outros suspeitos passaram a apedrejar o bar, até que o suposto ladrão fosse solto pelas pessoas.
“Liga 190”
Em novembro, uma policial militar foi afastada após assistir, sem intervir, à cena em que um homem armado ameaça um jovem em frente à estação Carandiru do Metrô de São Paulo. Questionada por testemunhas durante o ocorrido, ela disse estar de folga e afirmou: “Liga 190”.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), ela vai responder “criminal e disciplinarmente pela conduta omissa registrada pelas imagens, considerada grave, uma vez que não condiz com as expectativas da sociedade e muito menos com as responsabilidades do profissional de segurança pública, que deve agir prontamente sempre que presenciar um crime, estando ou não em serviço”.
A SSP reforçou, ainda, que todos os policiais militares passam por treinamentos, independentemente da área em que atuam. De acordo com a PM, a policial foi omissa no caso.