Vídeo mostra resgate de menino de 2 anos que caiu em buraco de 5m
Imagens mostram vibração das pessoas quando menino é retirado do buraco pelos bombeiros. Criança caiu quando brincava em terreno em obras
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Aplausos, gritos e lágrimas marcaram o final da ação bem sucedida que salvou o menino de 2 anos que caiu em buraco de 5 metros de profundidade, na noite desse sábado (21/7) em Indaiatuba, no interior de São Paulo. “Ravi, Ravi, Ravi”, vibraram as pessoas no momento em que a criança foi retirada com vida. “Obrigado”, agradeceram os moradores que acompanhavam, de longe, o trabalho de 13 bombeiros e um médico que trabalharam no resgate do menino.
Em um vídeo (assista abaixo) divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), a criança aparece sendo levada sob um protetor térmico para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A criança brincava com amigos em um terreno em obras, que fica em frente à casa onde ocorria a festa, quando caiu no buraco – um furo de sondagem que possui 50 centímetros de diâmetro. O fato de o fosso ser estreito ajudou a amortecer a queda.
Para retirá-lo, os bombeiros abriram uma vala com uso de retroescavadeira. O menino, de 2 anos, foi acalmado pelo soldado Celson Comunian Pereira que usou a ‘sensibilidade’ como estratégia.
Assista:
“Eu não tenho filhos, mas fui tentando falar os últimos que sabia de desenho animado, super-heróis…”, disse em entrevista à EPTV. “Teve momentos que ele ficou mais nervoso, chorando, mas fomos mantendo o contato com ele, a conversa”.
Foi a primeira experiência de Comunian num resgate de grande dimensão. Ele disse ao menino que Marshall, o personagem bombeiro da Patrulha Canina, iria resgatá-lo. “O pouco que sei de desenho eu sei que tem a Patrulha Canina, que tem um bombeiro. Aí comecei a lembrar dele, falar desse desenho e de super-heróis. (…) Aí alguém da equipe falou: ‘é Marshall o nome dele’. Aí eu falei ‘o Marshall está chegando para te resgatar’. Ele: ‘verdade?’ e aí foi criando essa confiança grande”.
A área foi isolada, mas moradores e a família de Ravi acompanharam de longe o salvamento. Como o menino caiu com os braços para cima, a primeira estratégia foi usar o laço, o explicou tenente Lucas Vilas Boas, que comandou a operação. Não deu certo e os bombeiros decidiram abrir uma vala ao lado do buraco. A abertura, de mesma profundidade que o buraco de sondagem, permitiu que Ravi fosse retirado. As pessoas vibraram quando o menino foi retirado do buraco.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou a criança para o Hospital Augusto de Oliveira Camargo, onde ele passou por atendimento e foi liberado. A mãe da criança e o pai comemoraram e agradeceram os bombeiros. “São anjos na minha vida”.