Vídeo: raposa-do-campo é devolvida à natureza após invadir casa em SP
Animal estava próximo à piscina de residência em Regente Feijó; em Junqueirópolis, jacaré-de-papo-amarelo também foi solto em seu habitat
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Uma raposa-do-campo foi capturada por uma equipe da Polícia Militar Ambiental no quintal de uma residência em Regente Feijó, interior de São Paulo. O animal foi solto posteriormente em uma área de mata na zona rural do município (veja abaixo).
Os policiais foram chamados na terça-feira (11/6) pelos moradores da residência, que contaram que a raposa entrou no quintal e estava próxima da piscina.
Ao chegar ao local, a polícia conseguiu fazer a contenção do animal, que estava em boas condições de saúde. A raposa-do-campo foi colocada em uma espécie de jaula e, depois, solta na área rural do município.
Segundo a Polícia Ambiental, esse tipo de raposa é endêmico no Brasil, com sua distribuição geográfica associada aos limites do ecossistema do Cerrado. Elas são pequenas, com focinho curto, dentes pequenos, pelagem curta e membros delgados.
Jacaré-de-papo-amarelo
Em outra ocorrência, nessa quinta-feira (13/6), um jacaré-de-papo-amarelo foi resgatado em um comércio na periferia de Junqueirópolis, também no interior do Estado.
O animal, de aproximadamente 1 metro de comprimento, foi capturado pelo Corpo de Bombeiros e depois entregue à Polícia Ambiental.
Os policiais colocaram o jacaré em um compartimento e, como estava em boas condições sanitárias, o soltaram em seu habitat natural, às margens do Rio Aguapeí (veja abaixo).