metropoles.com

Vídeo: PMs matam homem em surto que correu com faca e réplica de arma

André Alves da Silva estava “totalmente transtornado” e ameaçava populares em uma rua de São Carlos, no interior de SP, segundo a PM

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Pessoal
saocarlos-pm
1 de 1 saocarlos-pm - Foto: Arquivo Pessoal

São Paulo – Um homem em surto e armado com uma faca e uma réplica de arma de fogo foi morto pela Polícia Militar (PM) na tarde dessa sexta-feira (13/12), em São Carlos, no interior de São Paulo, em frente a uma agência bancária.

Segundo os policiais, ele resistiu a uma tentativa de negociação e ao uso de armas não letais, como taser (choque) e disparos de bala de borracha, e correu em direção à população que acompanhava a abordagem na rua (veja vídeo abaixo).

De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela corporação, André Alves da Silva estava “totalmente transtornado” e não foi possível contê-lo com armas de menor potencial ofensivo. Ao todo, os policiais dispararam 11 tiros de arma de fogo contra ele.

4 imagens
Foram encontrados no local alguns objetos deixados pelo homem, incluindo o que foi identificado como um simulacro de bomba
Populares acompanharam a ocorrência
Ação policial resultou na morte de um homem em São Carlos
1 de 4

André Alves da Silva

Arquivo Pessoal
2 de 4

Foram encontrados no local alguns objetos deixados pelo homem, incluindo o que foi identificado como um simulacro de bomba

Arquivo Pessoal
3 de 4

Populares acompanharam a ocorrência

Arquivo Pessoal
4 de 4

Ação policial resultou na morte de um homem em São Carlos

Arquivo Pessoal

Quando foram acionados para a ocorrência, a polícia, com apoio de equipes da Força Tática, comandou uma linha de escudos, isolou o local e iniciou a negociação com André. Segundo a PM, foi tentado, por várias vezes, convencê-lo a se entregar e soltar a faca e a arma de fogo, porém sem sucesso.

Em determinado momento, de acordo com o registro policial, o homem se aproximou da linha de escudos formada pelos policiais, o que levou ao uso de disparos de balas de borracha e de tasers na tentativa de contê-lo – mais uma vez, sem sucesso.

Em seguida, o suspeito fugiu em direção à Avenida São Carlos, parando em frente a uma agência bancária. No local, as equipes reforçaram o isolamento com uma nova linha de escudos para impedir que ele se aproximasse da população e tentaram mais uma vez negociar verbalmente sua rendição, o que não aconteceu.

Então, André teria saído correndo com a faca e a arma de fogo nas mãos em direção à população que estava ali presente na via. Em seguida, três policiais o executaram com o total de 11 tiros, “visando preservar a integridade física dos presentes”, segundo o boletim de ocorrência da PM.

Assista:

O resgate e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram solicitados e o óbito foi constatado no local.

Após a ocorrência, foram encontrados no local alguns objetos deixados pelo homem, incluindo o que foi identificado como um simulacro de bomba. O Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) foi acionado e realizou o procedimento de desativação do artefato.

Foram apreendidos um simulacro de arma de fogo, faca, estojos, projéteis e cartuchos, além de uma porção de substância que os policiais identificaram como cocaína, que se encontrava no bolso esquerdo dianteiro da calça de André.

O caso foi registrado como homicídio/morte em decorrência de intervenção policial.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que as polícias Civil e Militar investigam todas as circunstâncias relativas ao caso.

O caso foi registrado na Delegacia Seccional de São Carlos e segue sob investigação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?