Vídeo: PM salva mulher engasgada com pastel em feira na zona sul de SP
Soldado da PM conseguiu desengasgar mulher de 70 anos que comia pastel em barraca na região do Largo 13, em Santo Amaro, na zona sul de SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O engasgamento de uma mulher de 70 anos, por um pedaço de pastel, na zona sul de São Paulo, terminou em alívio depois que um soldado da Polícia Militar (PM) percebeu o que estava ocorrendo e agiu rapidamente para socorrê-la.
O caso aconteceu em uma feira na Rua Capitão Thiago Luz, na região do Largo 13, em Santo Amaro, no último sábado (20/5). O soldado Eder Worn contou que estava próximo da barraca de pastel quando notou que a senhora, identificada apenas como Maria, demonstrava sinais típicos de engasgamento.
O policial percebeu que a mulher que acompanhava a idosa tentou ajudar de alguma maneira, sem sucesso. Foi quando ele, então, atravessou o calçadão e se aproximou rapidamente.
Para salvá-la, Worn empregou uma manobra desenvolvida nos anos 1970 pelo médico norte-americano Henry Heimlich, que serve para desobstrução das vias aéreas.
“O que estava obstruindo subiu para a boca, coloquei um banquinho depois para ela se sentar. Eu pedi para ela se acalmar e me identifiquei como policial”, contou o soldado.
Worn, que trabalha na 1ª Companhia do 1º BPM, disse que foi a segunda vez na carreira em que socorreu alguém engasgado. “Há uns dois anos, fiz o desengasgo de uma criança que estava sufocada com leite”, afirmou. “É uma técnica diferente, com mão espalmada nas costas. Como não deu certo, fiz a sucção das vias aéreas e saiu o que estava preenchendo”, explicou.
O soldado contou que em nove anos de corporação já se deparou com ocorrências de diversas naturezas, mas que realizar um socorro, como nesses dois casos, é algo bastante especial.
“Quando envolve vida é muito gratificante, de uma maneira que não consigo descrever o tamanho da energia positiva”, afirmou.