Vídeo: PM leva pedradas e garrafadas e é roubado em abordagem em SP
Policial Militar teve carregador de arma levado por criminoso enquanto impedia o resgate de suspeito preso em abordagem no centro de SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Um policial militar foi alvo de pedradas e garrafadas, teve o carregador da arma e o talão de multas roubados, a moto avariada, e precisou atirar ao alto, ao menos três vezes, para conseguir prender um criminoso que tentou fugir de uma abordagem.
O caso ocorreu nesse sábado (10/6), na região da Sé, no centro da capital paulista, e foi registrado em vídeo (assista abaixo).
A PM afirmou ao Metrópoles, por meio de nota, que uma equipe das Rondas com Motocicletas (Rocam) avistou uma moto vermelha em alta velocidade, ocupada por dois suspeitos nas proximidades da Praça da Sé.
Quando foi dada voz de parada, uma fuga se iniciou até a região do Glicério, ainda no centro, onde o garupa saltou da moto em movimento, na Rua Oscar Cintra Gordinho. O condutor da moto seguiu acelerando.
Parte da equipe dos PMs seguiu no encalço do condutor da moto suspeita, enquanto um policial imobilizou o garupa.
Hostilização e tiros para o alto
Após algemar o suspeito, segundo registrado por mais de um celular, alguns homens começaram a hostilizar o policial. O PM dá um tiro para o alto, para que eles se distanciassem.
Um deles, de camiseta verde, se aproxima do PM e rouba o carregador da pistola do policial, no qual havia 15 munições.
O homem que roubou o carregador aparentemente comenta sobre isso com outros criminosos, que começam a se aproximar do PM para tentar resgatar o suspeito já detido e algemado.
O policial atira mais duas vezes para o alto, sem assustar os criminosos. Um deles tenta, inclusive, retirar a arma da mão do PM, que não solta em nenhum momento, com a outra mão, o suspeito preso.
Durante a hostilização, algumas pessoas depredaram a moto de trabalho do policial, da qual também roubaram um talão de multas e a chave. O policial foi alvo de pedradas e garrafadas.
Por fim, após cerca de dois minutos de sufoco, chegam reforços e o bando se dispersa.
O outro suspeito, que estava na moto usada na fuga, bateu com o veículo em um muro e fugiu a pé. Ele não havia sido identificado ou preso até a publicação desta reportagem.
O carregador roubado do PM foi encontrado, horas depois, em um posto de combustíveis perto do local da hostilização.
“Todas as circunstâncias envolvendo o fato estão sendo apuradas”, afirma trecho de nota da PM.
O caso também é investigado pelo 8º Distrito Policial (Brás) como roubo e depredação de patrimônio público.
Ladrão desarma PM e atira
Dois soldados da Polícia Militar foram feridos a tiros (assista abaixo), no início do mês, após um criminoso desarmar um deles e atirar contra os PMs durante uma abordagem em São Mateus, na zona leste da capital paulista.
Durante uma abordagem, dois bandidos ficaram encostados em um muro. Um policial caminhou até o porta-malas da viatura. Nesse momento, Dario Gabriel Costa Viveiros, tentou fugir.
Os militares tentaram contê-lo, até que o criminoso conseguiu sacar a pistola do soldado Robert Castro Abreu e atirou contra eles. Dario feriu o soldado Matos com um tiro na face. O policial Robert foi atingido com um disparo na perna direita e outro na região do abdômen. Ambos foram internados no Hospital das Clínicas (HC). O soldado Robert teve alta médica no último dia 8.
Já Cleison, atingido por um tiro no rosto, seguia internado e “em plena recuperação”, de acordo com a última atualização enviada à reportagem pela Secretaria da Segurança Pública.
Dario Gabriel Costa Viveiros, 25 anos, suspeito de ser o homem que desarmou e atirou em dois policiais militares, foi preso horas depois na mesma região, após ser reconhecido pela mãe. O outro suspeito, abordado pelos PMs, é um adolescente de 17 anos. Ele foi ouvido na delegacia e depois liberado.