Vídeo: PM dá 2 tiros na cabeça de suspeito rendido durante abordagem
Câmera corporal do PM mostra momento em que o suspeito, rendido no chão, resiste em colocar as mãos para trás e leva dois tiros na cabeça
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Um policial militar deu dois tiros na cabeça de um suspeito já rendido, mas que resistia em colocar a mão para trás, durante abordagem realizada no bairro dos Pimentas, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, no último dia 3 de agosto.
A câmera corporal do PM registrou a ação. Pelo vídeo, é possível ver o homem dizendo várias vezes “perdeu, senhor”, expressão que indica uma rendição, apesar de se negar a colocar os braços para trás.
Veja:
Durante o vídeo, o policial insiste dizendo “põe a mão para trás. Põe a mão para trás, caralho. Tira a mão da cintura”.
O suspeito, então, começa a questionar a abordagem e o policial diz que o homem está resistindo. Em um determinado momento, o rendido começa a gritar por socorro e o agente ameaça. “Você vai tomar um tiro. Tira a mão da cintura[…]. Você vai tomar um tiro, caralho.”
Por fim, é possível ouvir dois disparos. O policial fica ofegante e não é mais possível ouvir o suspeito.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), um inquérito foi aberto pela Polícia Militar para investigar as circunstâncias da ocorrência.
De acordo com a pasta, a abordagem aconteceu quando dois homens, em um veículo furtado, fugiram ao avistar uma equipe policial. A polícia seguiu os suspeitos e prendeu um deles.
A SSP afirma que o segundo envolvido entrou em luta corporal com um dos agentes e sacou um revólver contra o policial, que interveio. Baleado, o suspeito foi socorrido e encaminhado ao Hospital Geral de Guarulhos, mas não resistiu.
Uma pistola.40 e um revólver de calibre 38, com munições picotadas, foram apreendidos no local e encaminhadas à perícia. O veículo furtado, documentos e cartões bancários também foram confiscados.
As imagens das câmeras corporais dos policiais envolvidos na abordagem foram anexadas ao inquérito da Polícia Civil.