Vídeo: PM chuta rosto de homem ferido a tiros e caído no chão em SP
Homem com problema psiquiátricos feriu PM com tesouradas no rosto e foi baleado ao menos três vezes; ele está preso
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Um homem de 37 anos, com problemas psiquiátricos, feriu um soldado da PM no rosto, com uma tesoura, em Caçapava, interior paulista, no último dia 9.
Ele também foi ferido, mas com três tiros, segundo uma familiar, e permanece internado na enfermaria do Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José dos Campos (97 km da capital paulista).
A família ficou revoltada após testemunhas relatarem e mostrarem um vídeo (assista abaixo) no qual Wallace Ricardo Lobo da Silva é agredido pela PM Hareta de Oliveira Delgado, quando já estava caído no chão, baleado.
A soldado, de 31 anos, dá chutes no rosto de Wallace, ao ponto do chapéu que ele usa ser arrancado.
A família de Wallace afirmou que ele faz tratamento psiquiátrico e uso de medicamentos controlados, incluindo um anticonvulsivo. Quando ameaçado, ele pode “ficar agressivo”. Isso poderia ter feito com que ele tenha dado tesouradas no PM José Everaldo de Medeiros, de 46 anos. As circunstâncias do ataque ainda não foram esclarecidas.
Versão da PM
A soldado Hareta afirmou, em depoimento à Polícia Civil, que realizava patrulhamento com José, quando ela parou a viatura e foi até um comércio. Seu parceiro permaneceu na viatura. Quando estava há cerca de um minuto no estabelecimento, ela afirmou ter ouvido “dois ou três disparos”, dados pelo colega de farda.
“Quando foi verificar o que estava acontecendo viu José com o rosto todo ensanguentado e um indivíduo tentando empreender fuga, imediatamente colocou José dentro da viatura e o levou para o hospital”, diz trecho do relato da soldado.
No caminho para a unidade de saúde, José teria indicado para Hareta que havia reconhecido o autor das tesouradas, o qual estava na rua.
A soldado então foi abordar Wallace que, segundo ela, “teria tentado investir” contra a policial. Ela atirou duas vezes nas pernas do homem.
Wallace e o PM ferido com as tesouradas foram encaminhados para o mesmo hospital.
Em nenhum momento do boletim de ocorrência é mencionado que Wallace foi ferido no braço por um dos tiros dados pelo PM José. No documento são mencionados somente os dois disparos feitos pela soldado.
Wallace foi submetido a três cirurgias e permanece internado. Seu estado de saúde é estável.
A família dele irá entrar com recursos na Justiça para que a condição psiquiátrica Wallace seja considerada e seu indiciamento reavaliado. O homem é conhecido em Caçapava por cantar músicas, amplificadas em uma caixa de som, usando um chapéu de cowboy.
A Polícia Militar afirmou ao Metrópoles, em nota encaminhada nesta terça-feira (17/10), apurar “todas as circunstâncias” do caso, por meio de um inquérito.