Vídeo: família de pinguins-de-magalhães chega ao zoológico de SP
Pinguins-de-magalhães não eram avistados no zoológico há mais de 15 anos; visitantes poderão conhecê-los a partir deste sábado (22/6)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Uma família de quatro pinguins-de-magalhães acaba de se mudar para o Zoo de São Paulo, que fica no bairro Água Funda, zona sul da capital. Há mais de 15 anos o zoológico não recebia animais dessa espécie e foi construído um aquário exclusivo para recebê-los.
Os quatro animais foram trazidos de um outro aquário em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Na nova casa, eles irão viver em uma área especial, com uma espécie de água salgada e fria, onde podem nadar livremente ( vídeo abaixo). O local estará aberto para visitação do público a partir deste sábado (22/6).
Pinguins-de-magalhães
Os Pinguins-de-Magalhães são uma espécie típica da América do Sul e podem ser encontrados em países como a Argentina e o Chile. Durante seu período de migração, que acontece ao longo dos meses de junho e setembro, eles nadam em direção ao norte em busca de alimento. Nesse período, não é incomum avistá-los em praias brasileiras, sobretudo no sul do país.
Seu nome, pinguins-de-magalhães, é uma homenagem ao Estreito de Magalhães, que separa os oceanos Atlântico e Pacífico, no extremo sul da América do Sul.
Apesar de serem associados com o frio, a bióloga do Zoológico de São Paulo, Marina Somenzari, explica que esses animais vivem em diferentes temperaturas: “Embora muitas pessoas associem os pinguins ao frio, esta espécie é adaptada à grande variação de temperatura, entre 7ºC e 30ºC, e durante o inverno rigoroso, migram para regiões mais quentes, no litoral brasileiro”, disse.
Os pinguins-de-magalhães são animais monogâmicos e costumam ter o mesmo parceiro ao longo de toda a vida. Na natureza, o casal divide o cuidado com os ovos e filhotes: enquanto a fêmea sai para caçar alimentos, o macho fica protegendo o ninho. A espécie tem sofrido um declínio populacional nos últimos anos em razão da redução da disponibilidade de peixes e as mudanças climáticas.
Zoológico de São Paulo
Funcionamento: das 9h às 17h e bilheteria até às 16h
Ingressos: a partir de R$ 79,90 (inteira) e R$ 39,96 (meia-entrada)
Endereço: Avenida Miguel Estefano, 4241, Água Funda