Vídeo: piloto que morreu em tragédia enfrenta tumulto de passageiros
Em vídeo de 10 de março, passageiros reclamavam do calor de dentro de avião. VoePass diz que postura de piloto foi padrão para situação
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Um vídeo gravado no dia 10 de março deste ano mostra o piloto Danilo Romano, comandante do voo que caiu em Vinhedo na última sexta-feira (9/8), explicando para passageiros, que reclamavam do calor dentro do avião, os motivos da alta temperatura. A aeronave, que na ocasião da gravação estava em Fortaleza com destino para Mossoró, é a mesma que caiu no interior de São Paulo. Todas as 62 pessoas a bordo morreram no acidente.
Assista:
As imagens mostram passageiros na pista de decolagem questionando Danilo sobre o calor. O piloto explica que não poderia dar partida nos motores e ligar o ar-condicionado, sem comprometer a segurança das pessoas em solo e que por isso precisava que os passageiros entrassem no avião.
O comandante ainda diz que aqueles que não se sentissem confortáveis para voar poderiam “ir entrando” em um ônibus, oferecido pela empresa para o transporte dentro do aeroporto.
Segundo a assessoria da VoePass, companhia responsável pelo voo, a postura do piloto é o padrão para esse tipo de situação. A empresa ainda afirmou que em aeronaves do modelo ATR, o ar-condicionado só funciona quando as hélices estão girando e que no momento o avião passava por um abastecimento, não sendo possível ligar os motores.
A comunicação da VoePass ainda revelou que os passageiros se recusavam a permanecer na aeronave em virtude do calor de 32º C que fazia em Fortaleza na ocasião do vídeo.