Vídeo: pelo 7º dia seguido, chuva castiga capital; Minhocão alaga
Chuva na capital já ultrapassou 130 milímetros em uma semana e provocou inundações, desabamentos e trânsito carregado
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – No sétimo dia consecutivo com chuva forte, a capital paulista tem pontos de alagamento, queda de árvores, transbordamento de córrego e mais de 660 quilômetros de congestionamento no trânsito nesta terça-feira (14/3). Também há transtornos na Grande São Paulo.
Às 17h, o Corpo de Bombeiros havia sido chamado para atender ocorrências de três desabamentos, 17 quedas de árvore e 52 enchentes na região. Não há registro de vítimas até o momento, de acordo com a corporação.
No centro da capital, o Minhocão, como é mais conhecido o viaduto João Goulart, alagou e o trânsito ficou parado (vídeo acima). A Praça Pascoal Martins também inundou.
Já na zona leste, por onde a chuva começou, Itaquera chegou a ficar em estado de alerta por cerca de 45 minutos e o leito do Rio Verde transbordou, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
O órgão manteve as demais regiões da cidade em estado de atenção, nível menos preocupante do que o de alerta, até às 16h57. A Avenida Pompeia, na zona oeste, ficou completamente alagada em pelo menos dois trechos.
Segundo o CGE, a capital já registrou mais de 130 milímetros de chuva na última semana. Por isso, os leitos de córregos da cidade estão cheios e o solo permanece encharcado, cenário mais propício para enchentes.
Queda de árvore e trânsito intenso
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o trânsito na capital paulista chegou a 665,8 quilômetros de lentidão às 16h30.
Entre as regiões, a circulação de veículos ficou mais carregada na zona oeste, com 197 quilômetros de congestionamento.
Na Grande São Paulo, as cidades de Itapecerica da Serra e Osasco foram as mais afetadas. Em Itapecerica, as chuvas também interditaram a Rodovia Régis Bittencourt, na altura do km 288, com filas que chegaram a cinco quilômetros.