metropoles.com

Vídeo: com nova operação, tropa de elite da PM desembarca no Guarujá

Nova operação foi deflagrada no Guarujá após o desaparecimento do soldado da PM Luca Angerami; Tarcísio nega que seja uma Operação Escudo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Viatura da Polícia Militar
1 de 1 Viatura da Polícia Militar - Foto: Reprodução

São Paulo — O Guarujá, no litoral de São Paulo, foi tomado por viaturas de diferentes batalhões da Polícia Militar nesta quarta-feira (17/4), um dia após a Secretaria da Segurança Pública anunciar uma nova operação de combate ao crime organizado na região. Segundo a pasta, 250 policiais da capital e do interior foram enviados para reforçar o policiamento.

Um dos objetivos da operação, de acordo com a SSP, é auxiliar nas buscas pelo soldado Luca Angerami, desaparecido desde a madrugada do domingo (14/4). Nessa terça-feira (16/4), um corpo foi encontrado na comunidade Vila Baiana. Policiais aventaram a possibilidade de que fosse do PM, o que não se confirmou.

A Polícia Militar não deu detalhes de quais bairros do Guarujá são os principais focos da nova operação. Há grande concentração de viaturas em Vicente de Carvalho, Vila Santo Antônio e Vila Santa Rosa, assim como em bairros de Santos e São Vicente.

Um morador registrou em vídeo mais de dez viaturas saindo da balsa de Santos em direção ao Guarujá.

Assista:

 

“Não é Escudo”

No fim da tarde dessa terça-feira (16/4), o coronel Emerson Massera, porta-voz da Polícia Militar, disse que havia começado uma nova fase da Operação Escudo, nome dado à operação deflagrada no segundo semestre do ano passado na Baixada Santista, após a morte do soldado da Rota Patrick Bastos Reis. Na época, a operação resultou em 28 mortes.

No entanto, em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (17/4), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que a nova operação não se trata de uma Operação Escudo.

“Não, não. Nada disso, não tem Operação Escudo. O reforço no policiamento sempre há. Essa questão do policiamento é dinâmica. A Baixada Santista é muito importante e vem sofrendo muito com o crime organizado ao longo do tempo”, disse o governador.

No fim de janeiro, o policiamento na Baixada Santista foi reforçado por batalhões da capital e do interior, após a morte do policial Marcelo Augusto da Silva, na Rodovia dos Imigrantes.

Em 3 de fevereiro, após a morte do soldado da Rota Samuel Cosmo, o reforço do policiamento ganhou o nome de Operação Verão. Apesar da semelhança com os métodos adotados, o governo também negou que essa tenha sido uma Operação Escudo.

Desaparecimento de PM

O soldado da PM Luca Angerami foi visto pela última vez na madrugada do último domingo (14/4) bebendo em um bar acompanhado de um amigo. Na sequência, ele foi de carro até uma área próxima a um ponto de venda de drogas no bairro Vila Santo Antônio.

Segundo a equipe de investigação, ele permaneceu no veículo por cerca de 30 minutos. Imagens de uma câmera registraram o momento em que ele aparece caminhando ao lado de dois suspeitos. A polícia trabalha para identificar quem seriam eles.

Assista:

 

O carro de Luca, um Toyota Corolla prata, foi encontrado na tarde do domingo, abandonado na beira da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, no Guarujá. A porta estava destravada, e a chave, no contato.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?