Vídeo: com nova operação, tropa de elite da PM desembarca no Guarujá
Nova operação foi deflagrada no Guarujá após o desaparecimento do soldado da PM Luca Angerami; Tarcísio nega que seja uma Operação Escudo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O Guarujá, no litoral de São Paulo, foi tomado por viaturas de diferentes batalhões da Polícia Militar nesta quarta-feira (17/4), um dia após a Secretaria da Segurança Pública anunciar uma nova operação de combate ao crime organizado na região. Segundo a pasta, 250 policiais da capital e do interior foram enviados para reforçar o policiamento.
Um dos objetivos da operação, de acordo com a SSP, é auxiliar nas buscas pelo soldado Luca Angerami, desaparecido desde a madrugada do domingo (14/4). Nessa terça-feira (16/4), um corpo foi encontrado na comunidade Vila Baiana. Policiais aventaram a possibilidade de que fosse do PM, o que não se confirmou.
A Polícia Militar não deu detalhes de quais bairros do Guarujá são os principais focos da nova operação. Há grande concentração de viaturas em Vicente de Carvalho, Vila Santo Antônio e Vila Santa Rosa, assim como em bairros de Santos e São Vicente.
Um morador registrou em vídeo mais de dez viaturas saindo da balsa de Santos em direção ao Guarujá.
Assista:
“Não é Escudo”
No fim da tarde dessa terça-feira (16/4), o coronel Emerson Massera, porta-voz da Polícia Militar, disse que havia começado uma nova fase da Operação Escudo, nome dado à operação deflagrada no segundo semestre do ano passado na Baixada Santista, após a morte do soldado da Rota Patrick Bastos Reis. Na época, a operação resultou em 28 mortes.
No entanto, em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (17/4), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que a nova operação não se trata de uma Operação Escudo.
“Não, não. Nada disso, não tem Operação Escudo. O reforço no policiamento sempre há. Essa questão do policiamento é dinâmica. A Baixada Santista é muito importante e vem sofrendo muito com o crime organizado ao longo do tempo”, disse o governador.
No fim de janeiro, o policiamento na Baixada Santista foi reforçado por batalhões da capital e do interior, após a morte do policial Marcelo Augusto da Silva, na Rodovia dos Imigrantes.
Em 3 de fevereiro, após a morte do soldado da Rota Samuel Cosmo, o reforço do policiamento ganhou o nome de Operação Verão. Apesar da semelhança com os métodos adotados, o governo também negou que essa tenha sido uma Operação Escudo.
Desaparecimento de PM
O soldado da PM Luca Angerami foi visto pela última vez na madrugada do último domingo (14/4) bebendo em um bar acompanhado de um amigo. Na sequência, ele foi de carro até uma área próxima a um ponto de venda de drogas no bairro Vila Santo Antônio.
Segundo a equipe de investigação, ele permaneceu no veículo por cerca de 30 minutos. Imagens de uma câmera registraram o momento em que ele aparece caminhando ao lado de dois suspeitos. A polícia trabalha para identificar quem seriam eles.
Assista:
O carro de Luca, um Toyota Corolla prata, foi encontrado na tarde do domingo, abandonado na beira da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, no Guarujá. A porta estava destravada, e a chave, no contato.