Vídeo: operação apreende 247 kg de cocaína em parte submersa de navio
Mergulhadores da Marinha encontraram cocaína em compartimento abaixo do nível da água; estratégia é utilizada pelo crime organizado
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Policiais apreenderam 247,65 kg de cocaína em um navio atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, em uma operação conjunta da Receita Federal, Polícia Federal (PF) e Marinha do Brasil, nessa quarta-feira (23/8). O navio tinha como destino Marrocos e foi selecionado para a inspeção após avaliação de critérios de risco. Foram localizados volumes suspeitos no compartimento submerso do casco do navio.
A droga estava acondicionada em seis pacotes no “sea chest”, utilizado no resfriamento das máquinas da embarcação. Para retirar os volumes, foi necessária a participação de mergulhadores da Marinha (veja abaixo).
O armazenamento das drogas no compartimento abaixo do nível da água é uma estratégia de logística do crime organizado, como o Metrópoles mostrou em detalhes em reportagem especial sobre a rota marítima do tráfico de cocaína do Brasil à Europa.
A substância apreendida será submetida à perícia pela Polícia Federal, que investigará o caso mediante inquérito policial.