Vídeo: obras da linha 6-Laranja do metrô chegam à estação João Paulo I
Tatuzão Norte chegou à estação na Freguesia do Ó na quarta (30/8); linha 6 tem dois tatuzões operando ao mesmo tempo, em direções opostas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – As obras da Linha 6-Laranja de metrô, que ligará o centro à zona norte de São Paulo, alcançaram uma nova etapa esta semana. Na quarta-feira (30/8), o Tatuzão Norte chegou na futura estação João Paulo I, após passar pela parada que será construída na Freguesia do Ó.
O destino final da máquina é a estação Brasilândia, uma das pontas da Linha 6, que está sendo construída pela concessionária Linha Uni.
O “tatuzão” é uma máquina que, ao mesmo tempo, escava o túnel por onde passarão os trens e constrói as paredes definitivas que darão sustentação à estrutura. A Linha 6-Laranja conta com dois tatuzões em operação, escavando em direções opostas.
Enquanto a tuneladora norte escava até a estação Brasilândia, o tatuzão sul, batizado de Maria Leopoldina, vai até a estação São Joaquim, a outra ponta da futura linha na região central.
As escavações começaram em dezembro de 2021 e só vão terminar quando os dois tatuzões concluírem os mais de 15 km de trechos que vão formar o ramal.
Tatuzão Norte
O Tatuzão Norte pesa cerca de 2 mil toneladas e tem 108 metros de extensão. Já escavou, até agora, mais de 1 km de rocha, a 44 metros de profundidade.
Segundo o governo do Estado, a velocidade média de escavação neste tipo de terreno varia de 6 a 14 milímetros por minuto. Levando em consideração as pausas, a máquina gigante avança, em média, nove metros por dia.
Considerando as pausas para manutenção, a gigante máquina consegue avançar aproximadamente nove metros por dia.
A máquina gigante é operada por 52 funcionários, trabalhando em três turnos. Entre os diversos profissionais envolvidos na operação e logística da tuneladora, estão engenheiros, operadores, técnicos de manutenção mecânica e elétrica, agrimensores, colaboradores de maquinaria e responsáveis de saúde e segurança.
Em seu interior, o tatuzão abriga uma enfermaria para primeiros socorros, um refeitório para os funcionários e cabines de operação e controle, além de uma área de armazenagem e manutenção de peças.
Novas estações
Em maio, o governardor de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou estudos para a construção de mais seis estações do ramal e a chegada da linha 6-Laranja até a zona sul da cidade.
“A proposta é que o ramal ganhe mais cinco quilômetros, além dos 15,9 quilômetros já em obras, fazendo com que o ramal chegue até a Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na zona norte, e até as demais linhas de metrô do centro”, disse Tarcísio na época.
Segundo o governador, duas das novas estações serão na zona norte e as outras quatro ficarão na zona sul.