metropoles.com

Vídeo: obras da linha 6-Laranja do metrô chegam à estação João Paulo I

Tatuzão Norte chegou à estação na Freguesia do Ó na quarta (30/8); linha 6 tem dois tatuzões operando ao mesmo tempo, em direções opostas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Governo do Estado de SP
foto colorida mostra tatuzão da Linha 6-Laranja do metrô de SP - Metrópoles
1 de 1 foto colorida mostra tatuzão da Linha 6-Laranja do metrô de SP - Metrópoles - Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP

São Paulo – As obras da Linha 6-Laranja de metrô, que ligará o centro à zona norte de São Paulo, alcançaram uma nova etapa esta semana. Na quarta-feira (30/8), o Tatuzão Norte chegou na futura estação João Paulo I, após passar pela parada que será construída na Freguesia do Ó.

O destino final da máquina é a estação Brasilândia, uma das pontas da Linha 6, que está sendo construída pela concessionária Linha Uni.

O “tatuzão” é uma máquina que, ao mesmo tempo, escava o túnel por onde passarão os trens e constrói as paredes definitivas que darão sustentação à estrutura. A Linha 6-Laranja conta com dois tatuzões em operação, escavando em direções opostas.

3 imagens
Tatuzão da Linha 6-Laranja do metrô
Tatuzão da Linha 6-Laranja do metrô
1 de 3

Tatuzão da Linha 6-Laranja do metrô

foto colorida mostra tatuzão da Linha 6-Laranja do metrô de SP - Metrópoles
2 de 3

Tatuzão da Linha 6-Laranja do metrô

Divulgação/Governo do Estado de SP
3 de 3

Tatuzão da Linha 6-Laranja do metrô

Divulgação

Enquanto a tuneladora norte escava até a estação Brasilândia, o tatuzão sul, batizado de Maria Leopoldina, vai até a estação São Joaquim, a outra ponta da futura linha na região central.

As escavações começaram em dezembro de 2021 e só vão terminar quando os dois tatuzões concluírem os mais de 15 km de trechos que vão formar o ramal.

Tatuzão Norte

O Tatuzão Norte pesa cerca de 2 mil toneladas e tem 108 metros de extensão. Já escavou, até agora, mais de 1 km de rocha, a 44 metros de profundidade.

Segundo o governo do Estado, a velocidade média de escavação neste tipo de terreno varia de 6 a 14 milímetros por minuto. Levando em consideração as pausas, a máquina gigante avança, em média, nove metros por dia.

Considerando as pausas para manutenção, a gigante máquina consegue avançar aproximadamente nove metros por dia.

A máquina gigante é operada por 52 funcionários, trabalhando em três turnos. Entre os diversos profissionais envolvidos na operação e logística da tuneladora, estão engenheiros, operadores, técnicos de manutenção mecânica e elétrica, agrimensores, colaboradores de maquinaria e responsáveis de saúde e segurança.

Em seu interior, o tatuzão abriga uma enfermaria para primeiros socorros, um refeitório para os funcionários e cabines de operação e controle, além de uma área de armazenagem e manutenção de peças.

Novas estações

Em maio, o governardor de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou estudos para a construção de mais seis estações do ramal e a chegada da linha 6-Laranja até a zona sul da cidade.

“A proposta é que o ramal ganhe mais cinco quilômetros, além dos 15,9 quilômetros já em obras, fazendo com que o ramal chegue até a Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na zona norte, e até as demais linhas de metrô do centro”, disse Tarcísio na época.

Segundo o governador, duas das novas estações serão na zona norte e as outras quatro ficarão na zona sul.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?