metropoles.com

Vídeo: manifestantes ocupam prédio do Ministério da Saúde em SP

Integrantes da Frente de Luta por Moradia ocuparam imóvel desocupado no centro de SP; PM foi acionada, mas manifestantes não se intimidaram

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
foto colorida de manifestante carregando cartaz em frente a prédio ocupado do Ministério da Saúde em SP - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de manifestante carregando cartaz em frente a prédio ocupado do Ministério da Saúde em SP - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

São Paulo — Manifestantes ligados à Frente de Luta por Moradia (FLM) ocuparam, na noite deste sábado (25/11), um prédio desocupado do Ministério da Saúde na região central de São Paulo.

Moradores da região disseram que entre 100 e 200 pessoas ocuparam o imóvel, que fica na Avenida Nove de Julho, na Bela Vista. O ato faz parte das mobilizações do grupo, que defende o acesso de famílias sem teto a uma moradia.

Pouco após a ocupação, várias viaturas da Polícia Militar foram até o local, mas os manifestantes não se dispersaram. Muitos carregavam cartazes com os dizeres “Ocupar não é crime” e “Nenhuma Mulher sem Casa”.

Procurada para falar sobre a ocupação, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que a PM foi acionada às 21h e constatou danos materiais no edifício. Um segurança do prédio, de 45 anos, relatou aos policiais ter sido agredido e foi ouvido no 78º DP, onde o caso foi registrado como lesão corporal e alteração de limites.

Ainda de acordo com a SSP, às 23h45 equipes da Força Tática e do Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) deram início à desocupação do local. Segundo a PM, todos os manifestantes foram retirados.

Em suas redes sociais, a FLM alegou que a PM usou “força repressiva” durante a desocupação, com o uso de balas de borracha e spray de pimenta. “Famílias vivendo nas ruas da cidade mais rica do Brasil e o governo @tarcisiogdf preocupado com propriedade abandonada”, diz post do coletivo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?