Vídeo: jovem leva mata-leão e choque após pular catraca na CPTM
Passageiro pulou a catraca após não conseguir carregar o bilhete e ter acesso negado; seguranças o imobilizaram com mata-leão e choque
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Um passageiro foi imobilizado com mata-leão e arma de choque por seguranças da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) na estação Perus, da Linha 7-Rubi, na zona norte de São Paulo, na manhã dessa quarta-feira (29/11).
O jovem de 23 anos registrou boletim de ocorrência por lesão corporal contra os agentes. De acordo com o B.O., ele relatou que tentou carregar o bilhete único, mas o sistema estava fora do ar.
Diante disso, o jovem solicitou aos funcionários do terminal que liberassem a catraca, pedido que foi negado. Então, ele pulou a catraca, “desencadeando uma confusão”, disse a Secretaria da Segurança Pública (SSP).
O momento foi compartilhado pelo próprio passageiro nas redes sociais (veja acima), em tom de protesto. Ele classificou o episódio como “injustiça” e disse que, em ocasiões semelhantes, teve o acesso à estação liberado.
O caso, registrado como lesão corporal, está sob responsabilidade do 46° DP (Perus), e um exame de corpo de delito foi requisitado para a vítima, informou a pasta.
O que diz a CPTM
Questionada, a CPTM afirmou que o jovem “burlou o bloqueio sem pagar a tarifa, o que é considerado evasão de renda, após não conseguir carregar o bilhete nas ATMs [máquinas de autoatendimento] da estação”.
“O passageiro reagiu à abordagem, sendo necessário uso de força para contê-lo e sua retirada do sistema”, disse a companhia.
A CPTM lamentou o ocorrido e informou que está apurando os fatos seguintes à abordagem com choque. “A companhia reitera que não tolera nenhum tipo de violência contra vida nos trens e estações, seja por parte de seus colaboradores ou de passageiros que utilizam o sistema.”
Com relação às ATMs, a AutoPass, responsável pela administração e fiscalização do Bilhete Único, às 7h48 de quarta-feira, foi acionada e informada da falha, comunicou a CPTM.
Por fim, a companhia orienta, nos casos de não conseguir carregar o bilhete nas estações, que o passageiro entre em contato com a prestadora do serviço para solicitar a solução do problema ou alternativa de serviço que atenda sua necessidade.
A CPTM destaca ainda que, além das bilheterias físicas, o passageiro pode adquirir o Bilhete Digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP, disponível para Android e IOS, ou pelo WhatsApp oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.
Outra opção, segundo a companhia, é comprar o bilhete impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito ou nos estabelecimentos comerciais parceiros sinalizados.