Vídeo: incêndio atinge área de preservação no interior de São Paulo
Incêndio em Ribeirão Preto já passa de quatro horas, ainda sem causa definida. Corpo de Bombeiros e Defesa Civil atuam no local
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Um incêndio atingiu uma área de preservação em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (30/8). O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão no local combatendo o fogo, que já dura mais de quatro horas.
Imagens aéreas feitas pela Defesa Civil mostram a extensão do incêndio (veja abaixo). Focos de fumaça saem no meio de árvores, na região do bairro Flamboyant. A causa ainda é desconhecida.
Segundo os bombeiros, três viaturas seguem no local. O incêndio começou às 14h36, informou o órgão. Não há vítimas.
O caso deve ser registrado no 8º DP de Ribeirão Preto.
Alerta de novos incêndios
Com as temperaturas podendo chegar a 35ºC entre sexta-feira (30/8) e domingo (1º/9), a Defesa Civil emitiu, nessa quinta-feira (28/8) um alerta de risco de incêndio em quase todo o território de São Paulo.
Além da elevação da temperatura, a diminuição da umidade relativa do ar também influenciará no risco elevado, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE).
O Mapa de Risco de Incêndio, divulgado pela Defesa Civil, emite previsões para auxiliar no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem. O CGE analisou que os modelos meteorológicos para os próximos dias estão apontando risco de emergência para incêndios, além de altas temperaturas, ventos fortes e falta de chuva.
As regiões mais críticas são Andradina, Araçatuba, Bauru e Jaú, que terão temperaturas de até 35ºC. As regiões de Presidente Prudente, Assis, Marília e Ourinhos devem registrar máximas de 34ºC. Jales, Votuporanga, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos, Franca e São Carlos poderão chegar a 33ºC. Itapeva, Sorocaba e Iperó podem registrar 29ºC. Campinas, Jundiaí, Campos do Jordão e Guaratinguetá terão máxima de 27ºC.
A mudança do clima ocorrerá por causa do enfraquecimento da massa de ar polar em São Paulo. As medidas de prevenção que devem ser adotadas pela população diante dessas condições são: não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias, não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo, não queimar lixo e não soltar balão.
A Defesa Civil está monitorando as áreas em alerta máximo para risco de incêndio e atuará preventivamente com ações de conscientização em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.