metropoles.com

Vídeo: guardas-civis de Osasco agridem ciclista com mata-leão

A Prefeitura de Osasco afastou seis guardas-civis envolvidos no incidente; segundo os agentes, o tráfego de bicicleta é proibido no calçadão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida mostra guardas civis de Osasco durante abordagem a barbeiro que andava de bicicleta no Calçadão de Osasco - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra guardas civis de Osasco durante abordagem a barbeiro que andava de bicicleta no Calçadão de Osasco - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo – A Prefeitura de Osasco, na Grande São Paulo, afastou seis guardas-civis suspeitos de participar da abordagem feita na última terça-feira (2/7) a um ciclista de 27 anos no calçadão da Rua Antonio Agu, no centro da cidade. Os agentes agrediram o barbeiro Gustavo Almeida com um mata-leão.

Imagens gravadas por pessoas que circulavam no local mostram Gustavo imobilizado no chão, cercado de caixas e sob vozes de populares gritando “Tá errado”. Um dos agentes aponta a arma para a população que filma a cena. Antes disso, o barbeiro disse que foi atingido também por um spray de pimenta.

Segundo informações do portal G1, tudo começou numa discussão após uma abordagem dos guardas-civis. De acordo com os agentes, não era permitido o tráfego de bicicleta pela via de comércio. Após ser detido, Gustavo foi espancado por mais de dez guardas-civis. Ele teve vários hematomas pelo corpo e fez exames no IML.

3 imagens
Guardas-civis de Osasco abordaram ciclista no calçadão do centro da cidade
Abordagem de guardas civis a ciclista no calcadão de Osasco
1 de 3

Barbeiro Gustavo Almeida após ser agredido por guardas civis em Osasco

Reprodução/Redes sociais
2 de 3

Guardas-civis de Osasco abordaram ciclista no calçadão do centro da cidade

Reprodução
3 de 3

Abordagem de guardas civis a ciclista no calcadão de Osasco

Reprodução

Em depoimento à polícia, o rapaz afirmou que discutiu com um dos agentes para que a bicicleta não fosse retirada dele e foi imobilizado na sequência.

“Todos os dias passo pelo calçadão de Osasco e nunca me aconteceu de ser abordado, muito menos daquela maneira. O policial já chegou colocando a mão na minha bicicleta e no meu braço, me obrigando a parar. Pedi para eles tirarem a mão de mim e começou uma discussão. Os policiais me forçaram a encostar a bicicleta e me neguei a descer da bicicleta”, disse o barbeiro ao “SP1”, da TV Globo.

Em nota, a Prefeitura de Osasco afirmou que seis agentes serão investigados pela Corregedoria da corporação e ficarão em trabalhos administrativos até a conclusão do inquérito interno.

“Sobre a atuação de equipes da GCMs na abordagem de um cidadão no Calçadão de Osasco, a Prefeitura de Osasco, por meio do comando da Guarda Civil Municipal, informa: Assim que tomou conhecimento das imagens que estão sendo compartilhadas em redes sociais, o comando da GCM as repassou à Corregedoria para a devida apuração. Os GCMs envolvidos já foram afastados de suas funções nas ruas e ficarão na área administrativa até a conclusão das apurações”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?