metropoles.com

Vídeo: GCM saca arma durante tumulto entre alunos e influencer de direita na USP

GCM estava de folga e escoltava Lucas Pavanato, que foi até a universidade para “conversar com estudantes”; dois jovens ficaram feridos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Imagem colorida de homem com camiseta preta, blusa azul e óculos escuros segura revólver apontado para baixo, euquanto sinaliza com outro braço para pessoas se afastarem - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de homem com camiseta preta, blusa azul e óculos escuros segura revólver apontado para baixo, euquanto sinaliza com outro braço para pessoas se afastarem - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

São Paulo — Um guarda civil metropolitano de São Paulo (GCM) é acusado de sacar um revólver dentro da Universidade de São Paulo (USP), na zona oeste da cidade, nessa quinta-feira (17). Houve tumulto e dois jovens ficaram feridos.

Estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) acusam o GCM Marcelo Ferreira da Silva, que estava fora do horário de trabalho, de apontar a arma em direção ao grupo (veja abaixo). Ele pertence aos quadros da Inspetoria da Câmara Municipal de São Paulo, e foi designado para escolta do vereador Fernando Holiday (PL).

No momento do tumulto, o guarda acompanhava Lucas Pavanato, influenciador e suplente de deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Pavanato, que também é filiado ao Partido Liberal, diz que foi ao local para gravar um vídeo “conversando com os estudantes”. Segundo ele, o objetivo era fazer uma “brincadeira que consistia mostrar imagens das figuras históricas para os alunos reconhecerem”.

Pavanato é um influencer de direita conhecido por fazer provocações a políticos e militantes de esquerda em eventos públicos. As interações são registradas em vídeos e postadas em suas redes sociais.

Um vídeo que circula nas redes mostra Pavanato cercado por estudantes da USP, que entoam gritos como “Recua, fascista” e “Vaza daqui”. Há uma discussão no momento em que o influenciador é retirado da universidade e, logo depois, o GCM saca a arma.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), PMs foram acionados para atender a ocorrência. Eles relataram que, “no momento da briga, um dos guardas teria sacado uma arma na tentativa de conter os estudantes, porém não chegou a atirar”.

A SSP informou que dois jovens, de 18 e 25 anos, ficaram feridos. A arma do agente foi apreendida e foram solicitados exames ao Instituto Médico Legal (IML). De acordo com a SSP, os laudos estão em elaboração e, assim que finalizados, serão analisados pela autoridade policial.

Escolta de vereador

De acordo com a Câmara Municipal, o GCM Marcelo pertence aos quadros da Inspetoria da Casa. Ele foi designado para a escolta do vereador Fernando Holiday (PL) com autorização da Presidência, seguindo pedido feito pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que o caso foi encaminhado para apuração da Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana.

Pavanato afirmou à reportagem que o GCM era seu “amigo” e que os estudantes o “expulsaram na base da violência, além de tentarem furtar o celular de quem estava gravando”. Ele alega que foi ferido junto com outra pessoa de sua equipe.

“É absurdo que jovens custem cerca de R$ 6 mil por mês ao Estado e desperdicem esse dinheiro fazendo baderna”, concluiu, em nota.

O que diz a USP

A USP cobrou uma ação da polícia para que “casos assim não se repitam”. “A Universidade de São Paulo repudia veementemente a ação de um grupo externo à universidade que ameaçou, com uma arma, estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), dentro do campus da USP, em São Paulo”, afirmou a universidade.

A instituição acrescentou que “esse tipo de atitude é inaceitável em qualquer ambiente civilizado. Dentro de uma Universidade, o ato infame se reveste de uma simbologia que atenta contra o espírito essencial da busca do conhecimento e da sabedoria”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?