Vídeo: filhote de arara-azul ameaçada de extinção nasce no Zoo SP
Filhote da espécie arara-azul-de-lear nasceu no sábado (16/3), dia do aniversário de 66 anos do Zoológico
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O Zoológico de São Paulo (Zoo SP), na Água Funda, na zona sul de São Paulo (SP), comemorou no último sábado (16/3) o nascimento de um filhote de arara-azul-de-lear, espécie que está ameaçada de extinção.
O filhotinho chegou no dia do aniversário de 66 anos do Zoo SP. Um vídeo gravado por funcionários do zoológico (veja abaixo) mostra o momento exato em que o filhote sai do ovo, ainda na incubadora.
A ararinha, ainda sem nome, é o segundo filho do casal de araras Maria Clara e Francisco, que gerou seu primeiro descendente em abril de 2023. Os dois irmãos são os primeiros exemplares de arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) reproduzidos em um zoológico no continente americano.
Ainda não é possível saber se a nova integrante da família é macho ou fêmea. De acordo com o Zoo SP será necessário um exame de DNA para determinar o sexo.
A espécie, que está ameaçada de extinção, é endêmica do Brasil e, em 2022, sua população estimada era de 2,2 mil indivíduos. As araras fazem parte do Programa de Conservação do Zoológico, que visa a reintrodução de indivíduos ao seu habitat natural.