metropoles.com

Vídeo: deputado se exalta em desabafo com ataques à base de Tarcísio

Rafael Saraiva (União), em seu 1º mandato na Alesp, criticou que projeto teve votação adiada e foi alvo de deboche de outros deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Rodrigo Costa/Alesp
Fotografia colorida mostra o deputado estadual Rafael Saraiva (União Brasil) - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostra o deputado estadual Rafael Saraiva (União Brasil) - Metrópoles - Foto: Rodrigo Costa/Alesp

São Paulo – Durante a discussão para votar o orçamento de 2024, o deputado estadual Rafael Saraiva (União) fez um desabafo contra a liderança do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia Legislativa (Alesp) após a votação de um projeto de seu interesse ser adiada.

“Eu falhei”, disse Saraiva, mais de uma vez, em um discurso exaltado de 15 minutos intercalando gritos de indignação e acusações contra o líder Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), o presidente André do Prado (PL) e deputados da bancada do PL.

O parlamentar, que teve um projeto de sua autoria vetado pelo governador, também reclamou que o governo não tem escutado os apelos dos deputados, embora tenha elogiado Tarcísio, a quem chamou de “homem de bem” (veja no vídeo abaixo).

“Eu falo para o líder do PL que quem fez a movimentação para tirar o meu projeto de pauta ontem não pode ter o tamanho que tem”, disse Saraiva em referência a deputados que conversaram com empresários contrários à proibição de venda de animais em pet shops.

Os deputados Lucas Bove, Carlos Cezar, Gil Diniz e Rodrigo Moraes, todos do PL, foram citados por um representante de uma das entidades contrárias à proibição da venda de animais de estimação em estabelecimentos comerciais, projeto de autoria de Saraiva que foi vetado em outubro por Tarcísio.

Para substituir o texto vetado, o governador enviou à Assembleia outra proposta para regulamentar a comercialização de bichos de estimação. O novo texto foi debatido com o próprio Saraiva e seria votado nessa quarta-feira (13/12), mas foi retirado da pauta e deve ser avaliado pela Alesp somente no próximo ano.

Discurso inflamado

Em nota, a assessoria de Saraiva afirmou que o deputado foi à tribuna, nesta quinta, para “para externar, em discurso inflamado, a necessidade de contar com o apoio de todos para a proteção animal”.

“Suas palavras apaixonadas, como ativista da causa, leva toda a sociedade a refletir sobre a urgência de salvar vidas de animais imediatamente. Foi uma representação do pleito de todos os protetores animais”, diz o texto.

Outros deputados presentes questionaram o comportamento de Saraiva e seu discurso inflamado. Gil Diniz debochou que seria necessário instalar, além de um detector de mentiras, um “bafômetro” no microfone do plenário.

Já a deputada Monica Seixas (PSol) declarou não ter “motivo nenhum para rir de pessoas alcoolizadas no plenário”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?