Vídeo: deputado se exalta em desabafo com ataques à base de Tarcísio
Rafael Saraiva (União), em seu 1º mandato na Alesp, criticou que projeto teve votação adiada e foi alvo de deboche de outros deputados
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Durante a discussão para votar o orçamento de 2024, o deputado estadual Rafael Saraiva (União) fez um desabafo contra a liderança do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia Legislativa (Alesp) após a votação de um projeto de seu interesse ser adiada.
“Eu falhei”, disse Saraiva, mais de uma vez, em um discurso exaltado de 15 minutos intercalando gritos de indignação e acusações contra o líder Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), o presidente André do Prado (PL) e deputados da bancada do PL.
O parlamentar, que teve um projeto de sua autoria vetado pelo governador, também reclamou que o governo não tem escutado os apelos dos deputados, embora tenha elogiado Tarcísio, a quem chamou de “homem de bem” (veja no vídeo abaixo).
“Eu falo para o líder do PL que quem fez a movimentação para tirar o meu projeto de pauta ontem não pode ter o tamanho que tem”, disse Saraiva em referência a deputados que conversaram com empresários contrários à proibição de venda de animais em pet shops.
Os deputados Lucas Bove, Carlos Cezar, Gil Diniz e Rodrigo Moraes, todos do PL, foram citados por um representante de uma das entidades contrárias à proibição da venda de animais de estimação em estabelecimentos comerciais, projeto de autoria de Saraiva que foi vetado em outubro por Tarcísio.
Para substituir o texto vetado, o governador enviou à Assembleia outra proposta para regulamentar a comercialização de bichos de estimação. O novo texto foi debatido com o próprio Saraiva e seria votado nessa quarta-feira (13/12), mas foi retirado da pauta e deve ser avaliado pela Alesp somente no próximo ano.
Discurso inflamado
Em nota, a assessoria de Saraiva afirmou que o deputado foi à tribuna, nesta quinta, para “para externar, em discurso inflamado, a necessidade de contar com o apoio de todos para a proteção animal”.
“Suas palavras apaixonadas, como ativista da causa, leva toda a sociedade a refletir sobre a urgência de salvar vidas de animais imediatamente. Foi uma representação do pleito de todos os protetores animais”, diz o texto.
Outros deputados presentes questionaram o comportamento de Saraiva e seu discurso inflamado. Gil Diniz debochou que seria necessário instalar, além de um detector de mentiras, um “bafômetro” no microfone do plenário.
Já a deputada Monica Seixas (PSol) declarou não ter “motivo nenhum para rir de pessoas alcoolizadas no plenário”.