metropoles.com

Vídeo: deputado do PT é atingido por arma de choque de PM em protesto

Deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT) foi agredido por PM durante protesto de bancários em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Deputado do PT é vítima de disparo de arma de choque
1 de 1 Deputado do PT é vítima de disparo de arma de choque - Foto: Reprodução

São Paulo — O deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT) foi agredido por policiais militares durante uma manifestação em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (22/8). Ele foi atingido por um disparo de arma de choque de um PM.

Em vídeo feito por uma testemunha, é possível ver PMs empurrando Marcolino e seus aliados. Na sequência, um dos policiais aponta a arma de choque para o parlamentar, que na sequência grita de dor.

Assista:

As agressões ocorreram durante uma manifestação pelo Dia Nacional de Luta da campanha salarial dos bancários. Em nota, Luiz Cláudio Marcolino afirma que, até o desentendimento com a Polícia Militar, o protesto era pacífico. Os PMs tentavam fazer com que os manifestantes desocupassem uma praça.

“Durante a tentativa de diálogo com os policiais sobre os direitos dos trabalhadores poderem fazer o protesto pacífico, os policiais mudaram de postura e passaram a agredir os manifestantes”, diz Marcolino, por meio de nota divulgada via assessoria.

A bancada da federação PT/PCdoB/PV na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) também se manifestou condenando a postura dos policiais.

“Infelizmente, não é o primeiro episódio de violência praticado contra parlamentares, no uso de suas prerrogativas, atacados de forma violenta por agentes de segurança que deveriam proteger todo e qualquer cidadão. A livre manifestação é um direito conquistado na democracia”, afirma a bancada.

Em nota enviada ao Metrópoles, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que os PMs foram acionados para garantir o direito de ir e vir dos funcionários de uma instituição bancária que estavam sendo proibidos de entrar no local de trabalho. “Ao realizarem a escolta dos funcionários, os policiais foram hostilizados sendo necessário o uso de técnicas de controle de distúrbios para conter os manifestantes”.

A SSP também informou que um homem foi detido após agredir policiais militares. Ele foi conduzido à delegacia para o registro da ocorrência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?