metropoles.com

Vídeo: comunidade sofre com casas alagadas e moradores culpam empresa

Moradores da comunidade Cava de Carapicuíba tiveram casas inundadas por água de chuva. Eles denunciam falta de tubulação de empresa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
alagamento carapicuiba
1 de 1 alagamento carapicuiba - Foto: Reprodução

São Paulo — Moradores da comunidade Cava de Carapicuíba, na Grande São Paulo, tiveram suas casas invadidas pela água da chuva que atinge a região desde a tarde dessa terça-feira (5/11). A enchente bloqueou as ruas do bairro Vila Gustavo Correia.

“Nós perdemos tudo”, afirmou Cleide Farias, de 54 anos, que mora na comunidade há 20 anos. Segundo a vendedora, o problema é recorrente na Cava — o nome faz referência à cava de mineração situada na região, que foi inundada pelas águas poluídas do Rio Tietê, na década de 70, e está desativada há anos.

Imagens feitas pelos moradores mostram o interior das casas após o alagamento, com móveis e eletrodomésticos submersos (veja acima). Na rua, eles caminham com a água na altura dos joelhos.

Cerca de 125 famílias moram na comunidade. “Tem criança, pessoas idosas, doentes. Tem acamado, criança autista”, relatou Cleide. Ela disse que as crianças perderam até o material escolar por causa da enchente.

Os moradores também registraram encanamentos abertos próximos à cava (veja abaixo). Segundo relatos, o consórcio do governo estadual que administra o local não finalizou a tubulação, fazendo com que os resíduos sejam escorridos em direção à comunidade.

“Fizeram aqui os esgotos deles. Todo dia as águas andam a ponte para destruir a nossa comunidade”, afirmou Cleide.

O Metrópoles solicitou informações à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) sobre a empresa que administra a cava e pediu posicionamento sobre o ocorrido. Em nota, a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas) informou que, em 2023, realizou obras de drenagem para escoamento das águas pluviais na área da Cava de Carapicuíba, “com o objetivo de atenuar os impactos das chuvas na região”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?