Vídeo: mulher encontra cobra de 50cm em banheiro de casa no Guarujá
Cobra de 50 cm foi encontrada no banheiro da casa de uma moradora no Jardim Guaiúba, no Guarujá; réptil foi resgatado e solto na mata
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Uma moradora foi surpreendida por uma cobra de 50 cm no banheiro de sua casa, no Jardim Guaiúba, no Guarujá, no litoral de São Paulo. O réptil estava escondido no banheiro e foi resgatado pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) do município.
O caso aconteceu no início do mês e foi divulgado nessa segunda-feira (13/5) pelo grupamento. Segundo os responsáveis, a moradora se espantou ao entrar no banheiro e se deparar com a cobra. Ela então fechou a porta e tapou o vão na altura do rodapé para impedir que o bicho rastejasse para outros pontos da casa.
Os agentes do grupamento chegaram na casa e constataram que era uma cobra-cipó, com cerca de 50 centímetros de comprimento. Segundo o GDA, a espécie não tem veneno, mas pode morder caso se sinta ameaçada.
Os responsáveis pelo resgate pegaram o animal e soltaram na mata do Morro do Icanhema, distante do perímetro urbano do município.
Detalhes
Segundo o Instituto Butantan, a cobra-cipó (Chironius exoletus) costuma atingir até um metro de comprimento quando adulta. Portanto, o animal resgatado no Guarujá é possivelmente bastante jovem.
A cobra-cipó tem um comportamento variável, podendo ser dócil ou agressiva, mas é incapaz de matar seres humanos. De forma geral, ela procura lugares altos durante a noite, principalmente árvores e arbustos.
Répteis dessa espécie são conhecidos por serem bastante ágeis e excelentes caçadores, consumindo, principalmente, rãs e lagartos. A cobra-cipó é encontrada principalmente em regiões de baixa altitude, em lugares úmidos, como as matas próximas a rios e córregos.