Vídeo: cães farejam 152kg de haxixe em carga no Aeroporto de Viracopos
A droga, proveniente dos Estados Unidos, foi interceptada em mercadorias despachadas por meio de remessas expressas; ninguém foi preso
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Com a ajuda de cães farejadores, a Alfândega da Receita Federal no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, apreendeu 152 kg de haxixe em cargas de importação entre sexta-feira (24/5) e essa segunda-feira (27/5). A droga estava escondida em meio a mercadorias despachadas em remessas expressas que são processadas diariamente no local (veja abaixo). Ninguém foi preso.
Segundo a Receita Federal, as apreensões ocorreram após trabalho de inteligência, que selecionou as cargas para fiscalização em meio a cerca de 7.200 remessas expressas.
A primeira fiscalização ocorreu na sexta feira, quando foram encontrados 73 kg da droga em uma caixa selada com silicone. Já nessa segunda- feira, outra remessa do mesmo exportador foi fiscalizada. A embalagem se equiparava à primeira, e 79 kg de haxixe foram encontrados.
Envolvida em desinfetante
As cargas eram procedentes dos Estados Unidos. De acordo com agentes envolvidos na operação, a droga estava envolvida com uma espécie de desinfetante, usado na tentativa de mascarar o odor do entorpecente.
Os cães farejadores da Receita, Dark e Ruffos, confirmaram a presença de haxixe nas duas caixas.
A interceptação de entorpecentes na modalidade expressa é considerada comum pela Receita Federal, mas não nessas quantidades.