metropoles.com

Vídeo: Boulos vistoria linhas de trem privada, mas ouve queixa da CPTM

Deputado federal do PSol percorreu Linhas 8 e 9, da ViaMobilidade, mas ouviu que serviço é pior em linhas da CPTM que ele disse desconhecer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida de Guilherme Boulos, homem branco, de cabelo e barba aparada castanha, gesticulando com as mãos - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Guilherme Boulos, homem branco, de cabelo e barba aparada castanha, gesticulando com as mãos - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

São Paulo — O deputado federal Guilherme Boulos (PSol) fez nesta sexta-feira (16/6) uma vistoria nas linhas de trem 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela empresa privada ViaMobilidade, mas ouviu queixa de passageiros sobre outras linhas controladas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), empresa do governo estadual.

Boulos e uma comitiva de deputados federais e estaduais do PSol e do PT percorreram da Estação Santo Amaro, da Linha 9-Esmeralda, na zona sul, até o pátio Presidente Altino, em Osasco. A vistoria havia sido motivada por falhas nas duas linhas. A ViaMobilidade, empresa do Grupo CCR, assumiu a operação dos ramais em janeiro do ano passado.

No trajeto, Boulos foi abordado por um homem que reclamou da operação das Linhas 7-Rubi e 11-Coral, que ainda são da CPTM. O homem disse que o deputado deveria ir para Guaianases, na zona leste, mas Boulos, que é pré-candidato à Prefeitura no ano que vem, disse que não conhecia a linha.

“Não adianta falar que a CPTM é melhor se você não conhece a CPTM”, rebateu o homem. Veja o vídeo:

Segundo a assessoria de Boulos, “o deputado se referiu à situação da linha, que era o tema em questão na conversa” Ao Metrópoles, a equipe do parlamentar disse ser “curiosa” o que considera uma “defesa da ViaMobilidade feita pelo interlocutor”.

O Ministério Público chegou a fazer pressão sobre o governo do Estado para rescindir o contrato de operação da ViaMobilidade, mas a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) vem defendendo a empresa desde que ela apresentou um plano de operações que envolvem mais de R$ 600 milhões – além de investimentos da ordem de R$ 3,4 bilhões na linha que a empresa já tem de fazer em decorrência do contrato de concessão.

A empresa, por sua vez, atribui as falhas que ocorreram sobretudo entre janeiro e março deste ano a equipamentos mal conservados que recebeu da CPTM, antiga gestora da linha, mas promete agir para equacionar os problemas.

Boulos, que é membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, afirmou que um relatório sobre a vistoria desta sexta será elaborado nos próximos dia. “O documento trará os resultados da vistoria, apontando falhas e recomendando melhorias no sistema”, afirma a assessoria do deputado, em nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?