Vídeo: Exército instala ponte provisória em bairro isolado de Ubatuba
Após fortes chuvas, queda de ponte isolou bairro Folha Seca do restante da cidade; mantimentos já começaram a chegar ao município
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Homens do Exército instalaram, no final da tarde deste sábado (9/3), uma travessia provisória no bairro Folha Seca (veja abaixo), em Ubatuba, litoral norte do estado, um dia depois de o município ter decretado emergência em razão das fortes chuvas. O bairro ficou isolado após a queda da única ponte que permitia o acesso do local ao restante da cidade.
Os militares fizeram o lançamento de uma passadeira para pedestres no local, possibilitando que os moradores consigam atravessar a pé. Os trabalhos foram coordenados pela Defesa Civil do Estado. Também foi disponibilizado o apoio de embarcações leves (botes) a motor no ponto de travessia (foto de destaque).
A expectativa é de que o governo de São Paulo, em conjunto com a Defesa Civil Estadual, faça a reconstrução definitiva da ponte estrutural. Nenhum prazo foi divulgado.
Os moradores da comunidade Folha Seca também já estão recebendo mantimentos. De acordo com a Defesa Civil, um caminhão carregado com 25 toneladas de ajuda humanitária chegou na manhã deste sábado ao aeroporto de Ubatuba (veja abaixo).
O material, composto por água, alimentos, kits de limpeza e de higiene pessoal, foi transportado de helicóptero até o bairro, onde vivem cerca de mil pessoas. Outras regiões da cidade também receberam os suprimentos.
Além da queda da ponte, a rodovia Oswaldo Cruz, que liga Taubaté a Ubatuba, também foi atingida por deslizamentos de terra. Segundo a última atualização da Defesa Civil, o trecho está “liberado parcialmente” do km 66 ao km 79. Apenas moradores locais estão permitidos trafegar pela região. O restante da estrada segue interditado.
Mortes no Estado
O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil estadual incluiu o óbito de um morador de Itanhaém, também no litoral, nas estatísticas da Operação SP Sempre Alerta.
A vítima morreu no último dia 6. Com isso, segundo a Defesa Civil, sobe para 16 o total de mortes provocadas pelas chuvas no Estado neste verão, sendo 10 por enxurrada.