Vídeo: apagão em SP deixa Paulista e diversos bairros sem luz por 3h
Falha na transmissão em subestações de Guarulhos, na Grande SP, e da zona sul da capital provocaram apagão e falta de luz
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Um apagão na capital, na tarde deste sábado (31/8), deixou no escuro a Avenida Paulista, um dos principais cartões-postais da cidade, além de diversos bairros das zonas norte, leste, sul e até do centro.
Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que houve um desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras. Em função do ocorrido, houve interrupção das cargas da Enel-SP atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale (leia a íntegra ao fim do texto).
A falha ocorreu por volta de 17h30, quando diversos bairros sofreram apagão, e a luz começou a ser restabelecida gradualmente após 19h. Segundo a Enel, o problema foi 100% normalizado por volta das 20h em toda a capital paulista. Veja imagens do apagão:
Na Avenida Paulista, na região central da cidade, tanto a via quanto ruas próximas ficaram sem luz em alguns trechos. Segundo relatos de pessoas que estiveram pela região, os shoppings Top Center e Pátio Paulista, em pontas opostas da avenida, ficaram sem energia, assim como lojas, lanchonetes, semáforos e outros comércios.
Bairros das zonas norte e leste, onde há maior proximidade com a subestação Norte, foram os mais afetados, mas também há registros de falta de luz em bairros da zona sul da cidade. Alguns bairros de Guarulhos também sofrem com a falta de energia, como Vila Galvão, Parque Continental e Parque Santo Antônio.
Confira, abaixo, os bairros afetados pela falta de luz na capital:
- Zona norte: Tucuruvi, Jaçanã, Vila Guilherme, Vila Gustavo, Parque Edu Chaves, Tremembé e Vila Maria;
- Zona leste: Mooca, Tatuapé, Brás, Belém, Penha, Pari, Cangaíba, Itaquera, São Mateus e São Miguel;
- Centro: Jardins, Bela Vista, República e Vila Buarque;
- Zona sul: Paraíso, Cambuci e Ipiranga.
A SPTrans, em nota, informou que a falta de energia elétrica afetou o funcionamento dos trólebus que circulam no centro e nos bairros Tatuapé, Penha e Aclimação.
O que dizem as autoridades
“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que houve interrupção de carga de cerca de 870 MW hoje, 31/8, às 17h31, após o desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras. Em função do ocorrido, houve interrupção das cargas da Enel-SP atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale.
O ONS ainda aguarda informações dos agentes para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível”, diz o ONS, em nota.
A Enel Distribuição São Paulo informou que, por volta das 20h, “após a recomposição de cargas pela empresa transmissora, normalizou o fornecimento de energia para todos os clientes que tiveram o serviço afetado nesta tarde”.
A concessionária confirmou, em nota ao Metrópoles, que o desligamento na subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras, provocou a interrupção das cargas para a Enel São Paulo, “afetando principalmente a regiões Leste, Norte e Central da capital”.
A reportagem também tenta contato com a Prefeitura.