metropoles.com

“Vida continua”, diz arcebispo de São Paulo após carta de renúncia

Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo apresentou carta de renúncia após atingir 75 anos de idade. Papa pediu para que fique no cargo mais 2 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Arquidiocese de São Paulo
Dom Odilo, arcebispo de São Paulo
1 de 1 Dom Odilo, arcebispo de São Paulo - Foto: Reprodução/Arquidiocese de São Paulo

São Paulo — “A vida continua. O meu trabalho continua normalmente, os meus compromissos continuam como foram até agora”, afirma Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo. O religioso apresentou carta de renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese. O Papa Francisco acolheu a carta, mas pediu ao arcebispo que permaneça mais dois anos na posição.

A solicitação é comum e faz parte de uma norma da Igreja Católica. Os bispos encaminham ao Vaticano o pedido de renúncia ao completarem 75 anos. Dom Odilo atingiu a idade no último dia 21 de setembro.

“Eu continuo arcebispo até que o Papa nomeie outro para me substituir, ou tome uma decisão diferente. Em todo caso, ficou claro que o Papa decidiu que eu continue por mais dois anos diante da arquidiocese de São Paulo”, disse Dom Odilo.

Arcebispo desde 2007, Odilo considera o cargo “uma graça”. “É uma responsabilidade muito grande pastorear esta arquidiocese imensa que é São Paulo. Muito complexa, cheia de grandes desafios. Mas cheia de grandes coisas também, de muita história bonita”.

Dom Odilo disse, ainda, que não tem plano definido após 2026, mas que seguirá à disposição da Igreja após o afastamento.

Leia a carta na íntegra

Comunico ao clero, religiosos e religiosas e a todo o povo da Arquidiocese de São Paulo que, tendo completado 75 anos de idade em 21 de setembro passado, apresentei ao Papa Francisco minha carta de renúncia ao governo pastoral da arquidiocese de São Paulo, conforme estabelece a norma canônica (cfr. cân. 401, §1).

A Santa Sé informou no dia 7 de outubro que o Papa acolheu a minha carta e dispôs que eu permanecesse ainda, por mais dois anos, à frente da querida arquidiocese de São Paulo.

Portanto, sigamos em frente, preparando-nos mediante a oração para viver intensamente o Ano Jubilar de 2025, como “peregrinos de esperança”.

Procuremos caminhar juntos na realização do “Projeto Emergencial de Pastoral 2024-2026”, vivendo a comunhão, a conversão e a renovação missionária de nossa Arquidiocese. Deus abençoe a todos e os conserve em seu amor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?