Vice-líder de Tarcísio aciona MPF contra nomeação de Jean Wyllys
Guto Zacarias (União) pediu que o MPF entre com ação para anular possível nomeação de Jean Wyllys a um cargo na Secom do governo Lula
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil), vice-líder do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Alesp, acionou o Ministério Público Federal (MPF) contra uma possível nomeação do ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) no governo Lula.
Jean Wyllys, que vivia em autoexílio na Europa desde 2019, retornou ao Brasil e tem frequentado eventos oficiais do governo. No início do mês, ele esteve com Lula, Janja e o ministro Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) no Palácio do Planalto.
Apadrinhado pela primeira-dama, Wyllys é cotado para assumir um cargo na Secom, embora reportagem da Folha tenha indicado que Pimenta ainda não definiu qual seria a vaga destinada ao ex-deputado.
Na representação enviada nesta quarta-feira (19/7) ao MPF, Guto Zacarias citou o texto do jornal e pediu que o órgão apresente uma ação judicial para anular uma possível nomeação de Jean Wyllys por considerar que há “desvio de finalidade” no gesto.
“Antes de efetuada a nomeação, porém, o ministro de Estado da Secom, Paulo Pimenta, afirmou perante a imprensa que não sabe quais funções o ex-deputado desempenhará. Significa dizer que ele foi nomeado para um cargo de confiança sem que se saiba qual será a sua função, ou seja, que a nomeação não se deu por conta de uma necessidade administrativa, mas sim para dar um cargo público a um aliado do governo”, argumentou Zacarias.
O deputado, que é integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), também pediu que o MPF avalie a possibilidade de denunciar Wyllys e Pimenta por improbidade administrativa.