ViaMobilidade: trem descarrila em pátio de manobras em São Paulo
Trem da ViaMobilidade descarrilou, neste sábado, em um pátio de manobras na região do Ceasa; concessionária diz que ninguém ficou ferido
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Um trem da ViaMobilidade descarrilou, neste sábado (1/7), em um pátio de manobras na região do Ceasa, na zona oeste de São Paulo. Segundo a concessionária, que é responsável pelas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, ninguém ficou ferido.
A ViaMobilidade, que faz parte do Grupo CCR, diz que o trem não estava em operação e que houve o descarrilamento do último carro da composição. Não havia passageiros no momento do acidente. Segundo a concessionária, equipes estão apurando as causas da ocorrência, que não teve impacto na operação.
Problemas envolvendo trens das linhas 8 e 9 têm se tornado frequentes desde que a ViaMobilidade assumiu a concessão no início de 2022.
Até mesmo os passageiros têm notado a piora na qualidade da prevenção de acidentes, como mostra pesquisa realizada em abril pelo Datafolha, a pedido da própria ViaMobilidade, e divulgada neste domingo pelo Metrópoles. O levantamento é parte de uma obrigação contratual.
Na última sexta-feira (30/6), por exemplo, uma falha em sistema elétrico interrompeu a circulação no extremo sul da Linha 9-Esmeralda, entre as estações Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e Jurubatuba. Passageiros tiveram que descer dos vagões e caminhar pelos trilhos. Foi acionado o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), com 40 ônibus para transportar as pessoas que ficaram sem trens.
Além das duas antigas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a ViaMobilidade também é responsável pela Linha 5-Lilás, de metrô. No sábado retrasado (24/6), um descarrilamento ocorrido nas proximidades da Estação Santo Amaro causou transtornos e entrou na mira do Ministério Público Estadual (MPSP).
O Ministério Público investiga as falhas nas linha 8 e 9 e já chegou a pedir, inclusive, o encerramento da concessão.