ViaMobilidade alega causa externa para incêndio em vagão da Linha 9
Segundo a concessionária ViaMobilidade, o incêndio de domingo (24/11) em um vagão da Linha 9-Esmeralda se deu por fatores externos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A concessionária ViaMobilidade, responsável pela Linha 9-Esmeralda, alegou, em nota, que a causa da falha elétrica que provocou um incêndio em um vagão de trem da linha nesse domingo (24/11) se deu por fatores externos e não relacionados à energia ou ao trem.
Segundo avaliação inicial da equipe técnica da concessionária, “um cabo de aço não pertencente ao sistema foi encontrado próximo à rede aérea onde ocorreu o problema”. “A empresa já iniciou apuração interna por meio do seu Comitê Permanente de Segurança (Copese) e registrará um Boletim de Ocorrência após a conclusão do relatório”, diz a nota.
Procurada pela reportagem, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que, até a manhã desta segunda-feira (25/11), não houve registro da ocorrência.
O incidente da manhã desse domingo aconteceu na Estação Santo Amaro, zona sul de São Paulo. Segundo testemunhas, a explosão ocorreu logo após o trem se envolver em um choque (veja abaixo). A ViaMobilidade havia afirmado, em nota anterior, que o incidente havia sido fruto de uma falha elétrica. Não houve feridos.
“Devido a uma falha elétrica ocorrida na manhã deste domingo, às 11h41, a Linha 9-Esmeralda opera com maiores intervalos. A intercorrência gerou princípio de incêndio em uma das composições, sendo rapidamente apagado. Não houve feridos. Técnicos da concessionária estão no local para o restabelecimento da operação no menor tempo possível”, diz trecho da nota divulgada ao Metrópoles.
Imagens divulgadas por usuários da rede social X mostram fogo e fumaça saindo de um trem (veja acima), além de bombeiros fazendo atendimentos do lado de fora da estação.
A SSP informou nesse domingo que o incêndio ocorreu em apenas um dos vagões.
“A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados na manhã deste domingo (24), para uma ocorrência na Estação Santo Amaro. No local, as equipes constataram um incêndio no sistema elétrico de um dos vagões, que foi extinto. Ninguém se feriu”, diz nota enviada pela pasta.
Há um mês e meio, acidente semelhante aconteceu em outro trem na Linha 9-Esmeralda, com um princípio de incêndio também assustando passageiros. Um vídeo mostrava funcionários da concessionária, na parte interna do vagão, tentando acalmar as pessoas, que gritavam em meio à fumaça.