Vestígios de locomotiva do século XIX são encontrados em obra no Tietê
Itens arqueológicos que podem ser de “maria fumaça”, locomotiva do século XIX, foram encontrados em obras da nova alça de acesso à Marginal
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Itens arqueológicos foram encontrados durante escavações em uma obra para construção da nova alça sul de acesso à Marginal Tietê, nessa segunda-feira (14/10), segundo a Prefeitura de São Paulo.
Os itens são vestígios de locomotivas, vagões e caldeiras. Conforme apuração preliminar do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), eles estão “ligados à história ferroviária do bairro da Lapa e ao centro de manutenção e reparo ferroviário existente no local desde o final do século XIX”, a popular “maria fumaça”.
“O material identificado poderá ser objeto de estudo mais detalhado, confirmando ou não essa datação”, afirmou o Iphan, em nota. “A continuidade das pesquisas no local pela empresa de arqueologia que realiza o acompanhamento arqueológico permitirá maior clareza.”
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, a descoberta não interferiu nas obras da alça sul, que integra a ligação viária entre Pirituba e Lapa.
“Uma parte do terreno foi isolada e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), acionado. O projeto de salvamento arqueológico já foi protocolado pela SP Obras”, afirmou a gestão municipal.