Único vereador de oposição de Embu das Artes é cassado pela Câmara
Abidan Henrique (PSB) havia feito denúncia contra a gestão de Ney Santos (Republicanos) e foi acusado de quebra de decoro parlamentar
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O vereador Abidan Henrique (PSB), único parlamentar de oposição entre os 17 membros da Câmara Municipal de Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, foi cassado no fim da manhã desta quarta-feira (28/2) por quebra de decoro parlamentar.
Em 4 de outubro, em um discurso feito para um plenário vazio, ele criticou a gestão do prefeito Ney Santos (Republicanos) por transferir cerca de R$ 2 milhões em recursos da Saúde para custear um festival que teria apresentação de artistas como Wesley Safadão, Leonardo e a dupla Jorge e Mateus.
Contudo, ao fazer as críticas, ele terminou por mirar também os demais parlamentares, que haviam deixado a sessão. “Os vereadores foram em bando, embora, como ratos”, afirmou Abidan. Para o restante da Câmara, a fala deu embasamento para a abertura do processo de cassação.
Na sessão desta quarta, que durou quatro horas, 14 vereadores votaram pela perda de mandato e fizeram discursos destacando que a fala foi desrespeitosa a todos os vereadores. O vereador Gideon Santos (Republicanos) votou contra a perda de mandato.
Abidan, por sua vez, disse que irá apresentar um recurso contra a cassação, que ele classificou como “perseguição política”.
“Se falar a verdade ao criticar a prefeitura, pedir por melhorias para a cidade e lutar pelo povo for crime, eu pago o preço que for. Tenho disposição e coragem para isso”, disse o parlamentar, pouco antes da divulgação do resultado.