metropoles.com

Veja o que se sabe sobre helicóptero que desapareceu no Ano-Novo em SP

Helicóptero com quatro tripulantes desapareceu no interior paulista na véspera de Ano-Novo; aeronave saiu da capital com destino a Ilhabela

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem mostra piloto de helicóptero diante de intensa neblina
1 de 1 Imagem mostra piloto de helicóptero diante de intensa neblina - Foto: Reprodução

São Paulo – Um helicóptero com quatro pessoas a bordo está desaparecido desde a noite de domingo (31/12), véspera de Ano-Novo, em São Paulo. Buscas em áreas de mata são realizadas para encontrar a aeronave.

O helicóptero, modelo Robinson 44, pintado de cinza e preto, com prefixo PRHDB, sumiu dos radares enquanto sobrevoava a região da Serra do Mar, em São José dos Campos, no interior paulista. As causas do desaparecimento ainda são desconhecidas.

Segundo mensagens de uma das passageiras, enviadas antes de perder o sinal, o voo enfrentava mau tempo e foi necessário fazer um pouso de emergência “no meio do mato”. A aeronave teria decolado novamente depois disso.

O último contato foi feito às 15h10 de domingo. Desde então, o helicóptero e os seus tripulantes têm paradeiro desconhecido.

8 imagens
Letícia e Luciana estavam no helicóptero que sumiu em SP
Raphael Torres é amigo de Letícia
Print de vídeo enviado por Letícia Ayumi a namorado
Letícia enviou mensagens ao namorado citando pouso forçado de helicóptero antes de desaparecer
Troca de mensagens entre Letícia e o namorado mostra imagens de pouso forçado de helicóptero antes de desaparecer
1 de 8

Piloto Cassiano Tete Teodoro conduzia helicóptero que sumiu

Reprodução
2 de 8

Letícia e Luciana estavam no helicóptero que sumiu em SP

Reprodução
3 de 8

Raphael Torres é amigo de Letícia

Reprodução
4 de 8

Print de vídeo enviado por Letícia Ayumi a namorado

Reprodução
5 de 8

Letícia enviou mensagens ao namorado citando pouso forçado de helicóptero antes de desaparecer

Arquivo pessoal
6 de 8

Troca de mensagens entre Letícia e o namorado mostra imagens de pouso forçado de helicóptero antes de desaparecer

Arquivo pessoal
7 de 8

Fotografia da vista do helicóptero que desapareceu mostra área de mata fechada e bastante neblina

Arquivo pessoal
8 de 8

Outra foto enviada por Letícia mostra helicóptero pousado no chão

Arquivo pessoal

Quem é o piloto

O helicóptero era conduzido por Cassiano Tete Teodoro, de 44 anos, conhecido por transportar celebridades em São Paulo. Ele é um dos sócios da CBA Investimentos, que compartilha a propriedade da aeronave desaparecida com outra empresa, a RGI Locações.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Cassiano já recebeu mais de 17 autos de infração e chegou a ter a licença de piloto cassada, em setembro de 2021, por “conduta grave de fraude”.

Em 2022, o MPF também recomendou o fim da prestação de serviço das empresas responsáveis pelo helicóptero que sumiu. Para os procuradores, elas atuavam de forma clandestina.

A aeronave não possui licença para o serviço de táxi aéreo. Ainda assim, segundo o MPF, Cassiano e as empresas faziam “propaganda de serviços aéreos não autorizados” nas redes sociais.

Quem são os passageiros

Três passageiros estavam a bordo do helicóptero: Raphael Torres, Letícia Sakumoto, de 20 anos, e a mãe dela, Luciana Rodzewics, de 45 anos.

Ao Metrópoles, familiares de Letícia e Luciana disseram que elas foram convidadas por Raphael, amigo de Letícia, para um “bate-volta” na praia. O rapaz também seria amigo de Cassiano.

Segundo parentes, Letícia é especialista em aplicação de unhas de gel. Ela trabalha em um salão de beleza.

Já Luciana, a mãe da jovem, é comerciante e atua no ramo de moda feminina. “A ideia, inicialmente, era a gente passar o Réveillon na casa da minha mãe, em Itaquera [na capital paulista], mas, de última hora, ela desistiu”, disse a filha Clara Silvia.

Pouso forçado

O helicóptero decolou do Campo de Marte, na cidade de São Paulo, às 13h15, e seguia para Ilhabela, no litoral norte do estado.

Durante a viagem, Letícia mandou mensagem e chegou a enviar vídeo (veja abaixo) ao namorado, Henrique Stellato, para mostrar que o voo era realizado em meio às más condições climáticas. “Tá perigoso. Muita neblina. Estou voltando”, escreveu.

A jovem também registrou um pouso de emergência que foi feito durante o percurso. “Pousamos no meio do mato”, relatou.

Por causa do mau tempo, o piloto teria desistido de chegar ao destino final e retornaria à capital paulista. A aeronave, no entanto, sumiu nesse caminho.

Na terça (2/1), Henrique fez um post em homenagem à namorada.

“Amor vou te achar hoje, eu preciso de você para continuar nossa vida… Não me deixa, você é tudo para mim. Deus não vai deixar isso acontecer com uma mulher como você! Te amo muito, minha japa.”

Buscas

Segundo a Polícia Militar (PM), as buscas pelo helicóptero, feitas em apoio à Força Aérea Brasileira (FAB), começaram por volta das 22h30 de domingo.

Em nota, a FAB afirma já ter realizado mais de 15 horas de sobrevoo na área em que a aeronave desapareceu, mas ainda não a encontrou.

O esquadrão de busca e salvamento é composto por 15 tripulantes especializados e feito com a aeronave SC-105 Amazonas, equipada com radar capaz de vasculhar terra e mar.

“A aeronave ainda conta com um sistema eletro-óptico de busca por imagem e por espectro infravermelho. Isso permite realizar buscas pelo calor, detectando, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar”, diz a FAB.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?