metropoles.com

Veja com quem Tarcísio já conversou para compor o novo governo de SP

Governador eleito de São Paulo, Tarcísio se reuniu com bolsonaristas antes de anunciar a equipe de transição de governo nesta terça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WhatsApp Image 2022-11-21 at 15.36.32
1 de 1 WhatsApp Image 2022-11-21 at 15.36.32 - Foto: null

São Paulo – No primeiro dia de trabalho do gabinete provisório montado pelo governo paulista para a equipe de transição de Tarcísio de Freitas (Republicanos), o governador eleito de São Paulo buscou abrir sua a agenda para receber políticos ligados ao seu principal padrinho político, o presidente Jair Bolsonaro (PL), e manteve uma série de reuniões com integrantes do bolsonarismo na tarde de segunda-feira (21/11).

Tarcísio fez o gesto depois de descartar a participação em seu governo de dois ex-ministros bolsonaristas, Ricardo Salles (Meio Ambiente), e Mario Frias (Cultura), ambos eleitos deputados federais pelo PL, e em meio a uma disputa por cargos no primeiro escalão envolvendo aliados de primeira hora, como Gilberto Kassab (PSD), e apoiadores no segundo turno, como o governador Rodrigo Garcia (PSDB) e o vereador Milton Leite (União).

O bolsonarista mais relevante recebido por Tarcísio foi o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho 03 do presidente da República, que foi reeleito por São Paulo para mais um mandato na Câmara no ano que vem. A conversa durou cerca de uma hora e meia e Eduardo saiu do encontro sem falar com a imprensa. Ele esteve no Edifício Cidade 1, onde fica o gabinete de transição, acompanhado do deputado estadual Gil Diniz (PL), um de seus principais apoiadores no Estado. 

Ainda durante a tarde, Tarcísio também recebeu o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em uma visita que não estava na agenda oficial do ministro. Aliado e sucessor de Ricardo Salles na pasta federal, Leite também saiu sem falar com a imprensa. 

O candidato derrotado do Novo ao governo de São Paulo, Vinícius Poit, deputado federal que perderá o cargo a partir de janeiro, também esteve no gabinete da equipe de transição nesta segunda. Poit declarou apoio a Tarcísio no segundo turno das eleições de outubro.

O vice-líder do governo Bolsonado na Câmara, Cezinha de Madureira (PSD), foi outro parlamentar recebido pelo governador eleito. Membro do partido do vice-governador eleito, Felício Ramuth, e pastor da Assembleia de Deus, Cezinha é um aguerrido defensor de Bolsonaro e foi apontado como um dos principais articuladores entre o núcleo do presidente e o PSD para a costura que resultou na vitoriosa coligação de Tarcísio.

Havia previsão de que Tarcísio anunciasse a equipe oficial de transição de governo ainda na segunda-feira, mas o anúncio dos primeiros nomes deve ocorrer apenas nesta terça (22/11), após a rodada de conversas com os aliados. Também está prevista para esta terça a divulgação da lista com os nove “eixos prioritários” da gestão de Tarcísio ao longo de sua transição.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?